terça-feira, 31 de julho de 2012

Há alturas...


...na vida em que parece que nada faz sentido, que nada valeu a pena, em que apetece perguntar porque é que nos calhou a nós......outra vez. Há alturas na vida em que estamos mais sós do que nunca, em que percebemos que o abismo é mesmo aqui a dois passos se as coisas não correrem bem. Há alturas na vida que nunca deveriam existir. Há coisas que deveriamos poder apagar e reescrever. Há coisas que deveriamos poder escolher não viver. Há coisas que deveriamos poder simplesmente dispensar. E há outras que ainda deviam tão somente nunca acontecer.

Tudo irá correr bem.

Bjs, mãe

segunda-feira, 30 de julho de 2012

maravilhas da maternidade #1

com mais 5 kilos no bucho, passar por uma antiga professora de educação física, daquelas que são umas porreiras e secas que só elas [e sem peneiras disso], que nos conheceram no liceu e no alto da nossa forma física e ouvir "18 semanas?! Ah mas estás tão elegante!".

Ju*

fada do lar


Adorava dizer que sou uma, mas não sou. E pior, devia até ter vergonha de dizer que cá em casa, é quase sempre assim [como a filosofia do quadro], mas na realidade não tenho! A verdade é que nem parece que fui criada pela minha mãe, que orgulhosamente inflama o peito para gritar que na casa dela "até a p*t@ da vassoura tem lugar!". Ao invés, escolhi aprender com a minha irmã. Quer isto dizer: poupar-me porque mais ninguém o faz! E assim é, especialmente no que toca a tratar da roupa. A roupa apanhada e dobradinha fica perfeita sem ser passada, pelo ferro passa o mínimo e o indispensável, como roupa de vestir [e nem toda] e outros que tais. Turcos, lençóis?! Deixei-me disso e ainda me dói a alma quando apanho quem até cuecas e meias passe a ferro! Valha-me nossa senhora... E não quer isto dizer que a minha casa pareça uma ilha roubada, porque inclusivamente quem cá vem já me perguntou se tinha empregada, porque estava tudo tão limpinho e arrumado. Boa. É mesmo essa a ideia, mais por menos. Certo é que acredito que a casa tem que nos servir a nós e não nós a ela, não sou escrava dos meus aposentos nem pretendo cair em paranóia... Isto é só um desabafo e um aliviar de carga de consciência de quem tem uma pilha de roupa para passar e todos os santos dias de há uma semana para cá arranja uma desculpa para não passar por ela... E só por causa das tosses, hoje é dia de Madagáscar com a piolha e outros crescidos. Querem melhor desculpa? Todos ao cinema, que a roupa pode esperar!

Ju*

resumo alargado dos Ídolos

- esta foi sem dúvida a pior edição de sempre;

- a Bábá no júri é estrategicamente tão inteligente como a Alexandra Lencastre na TVI: adoram tudo e todos, não percebem a ponta de um corno de música e só lá estão a adornar o cenário com decotes;

- a Cláudia e o Manzarra saem da praia para o estúdio: a preparação é zero, e tudo o que saia do teleponto é um desafio suado [especialmente para a Cláudia, que é uma tesuda mas como apresentadora é... tesuda, e ficamos por aqui];

- o descambar de galhardetes entre membros do jurí é mais uma vez uma tentativa triste e desesperada de se assemelhar ao circo montado na concorrência;

- mas por que raio alguém ainda calça saltos à Mónica?!? Não se percebeu à primeira que a rapariga perde o bipedismo?;

- a Margarida alentejana... ai oh pá! Muita corrente de ar na cabela da 'pariga.. É da idade. Ou dos morangos com açúcar.

- não havia mais sapatinhos além daquelas tramontinas das Jeffrey Campbell nos pés das meninas?;

- dos concorrentes, no geral, é isto: já vi o Quimbé a fazer melhores karaokes;

- dos finalistas, o Diogo, ah e tal... A Mariana parece-me ter mais anos de cinismo do que de idade. Adoro a trombinha a cada comentário que não lhe alimente o ego;

- ninguém lhes disse que os pulinhos em frente ao júri ou os gritos para o público prejudicaram em tudo as actuações, já que os queremos pela voz e não pela animação socio-cultural?;

- as medidas da roupa da Cláudia são sempre inversamente proporcionais às audiências da TVI: quanto maior é o share do Goucha e da Tininha, menor é a roupa dela[sorte que ela é tesuda];

- num programa de música e de vozes, o som falhar em média 3 a 7 vezes por gala, é mau não é?;

- para terminar, o nervoso que me dá se dirigirem ao público, que é isso e só isso mesmo, o público deste programa, como "os portugueses", "o país" ou "Portugal!", dá uma tónica de assunto de estado e da nação que eu acho particularmente exagerada para o sensacionalismo em questão;

- ah e ainda: esta foi a pior edição de sempre. Já tinha dito?


Ju*

sábado, 28 de julho de 2012


É o número de dias que faltam para atulhar os carros, apanhar uns belos banhos de sol (espero eu que ele apareça até lá!), outros banhos de mar (gelados que nem cornos! O costume!!) e começar a enfardar calorias em forma de pasteis de nata e bolas de berlim!! Que é como quem diz......ir de férias :))

Bjs, mãe

Um orgulho ;)



Ontem foi complicado, mas lá consegui manter as "persianas" abertas para ver esta menina hastear orgulhosamente a nossa bandeira na abertura das olimpíadas de 2012. Adorei-a, a ela e à alegria que pautou a comitiva portuguesa no desfile.

Fico ansiosa em ano de jogos olimpicos e gosto realmente de ver a prestação dos nossos  e dos outros atletas. Espero que, contra todas as expectativas, tenham o merecido e desejado apoio. Espero que consigam as tão prestigiadas medalhas.

FORÇA PORTUGAL

Bjs, mãe

sexta-feira, 27 de julho de 2012

fresca e fofa

para quem já a conhece, sabe que a minha sobrinha é a perfeita "idiota". Inventar é, sem sombra de dúvida, com ela. Regra geral, sabe-a toda, e quando não sabe, tem  um jogo de cintura que dá gosto de ver. Se não o têm, vejam uma boa forma de dar a volta à situação [com a merecida pinta, claro]:

Eva: Catarina queres que eu te conte uma história?! Vou te contar uma história!
Prima C: Então conta lá...
Eva: Era uma vez um peixinho que se perdeu na floresta....
Prima C: Na floresta?!? Mas os peixinhos não andam na floresta!
Eva: Ohhh... mas ele andava! ... estava era dentro de um aquário!

Não era óbvio? Nós é que não temos capacidade de dedução... A miúda tem que explicar tudo!

[tia] Ju*

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Também vais!!



Como sabem, as férias estão mesmo à espreita. Este ano, como sempre, tencionamos levar a casa às costas!! Mas não só......é que para além do habitual, que são roupas, mercearias, bujigangas da miúda e o cão......daqui a uns dias, temos que tirar um curso para conseguir levar também: uma cama do IKEA, bicicletas, dois colchões enooooooormes, uma grávida e duas bimbys!! Yeaahhhhhhh:))

Faltam uns 9 diazitos, mais coisa menos coisa!!

Bjs, mãe

sábado, 21 de julho de 2012

Um doce

Já há uns tempos que não se escreve por aqui as peripécias da louraça de olhos azuis, os motivos são nobres: não faria mais nada o resto da minha vida. A minha filha é uma fonte de inspiração para qualquer um. Não há dia que passe que não tenha coisas para contar. Ontem, com a tia que está grávida, foi assim na casa de banho:

(miúda) - Tia, tens tantas borbulhas na testa porquê?
(tia) - Ó amor, é por causa do bébé!
(miúda) - Mas ó tia, o bébé por acaso vai para a tua testa!?!
(tia, empenhada em explicar a quem tem 4 anos como é que um bébé pode causar borbulhas na testa e muito mais!) - Pois.....não vai.....mas sabes, os bébés.........

E a tia lá explicou, e ela lá parece ter ficado convencida...por agora.

Depois, à noite mesmo antes de adormecer, a preocupação era outra:

(miúda) - Mamã, diz-me lá nomes de sítios onde agora há sol.
(eu) - O quê? Queres saber o quê?
(miúda) - Quero saber os nomes dos sítios onde o sol está agora! Ele escondeu-se, não foi? Agora está onde?
(eu) - É verdade, o sol escondeu-se aqui em Portugal e agora está noutros países.
(miúda) - Ele escondeu-se onde?
(eu) - Escondeu-se atrás do mar, por isso é que agora está de noite. Amanhã, ele aparece outra vez do outro lado.
(miuda) - Pois......ele agora está nos outros países para ser de dia.
(eu) - Exatamente.
(miúda) - Amanhã quando eu acordar ela já está aqui outra vez e depois nos outros países é de noite porque ele não está lá, nãe é mamã?
(eu) - É isso mesmo, mas quando fores mais crescida vais aprender isso melhor. Agora ainda és muito pequenina para perceber estas coisas e tens que dormir, ok?
(miúda) - Não sou nada pequena....tu é que pensas que eu não percebi o que disseste, mas eu percebi tudo mamã, tudo, tudo!

Eu sei que sim minha piolha de olhos azuis e 4 anos e meio :))

Bjs, mãe

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Palavras para quê


O país está em chamas, por todos os lados. Arde por dentro...e agora por fora.

Hoje, a caminho do trabalho ouvia os apelos na rádio para que, quem puder, ajude com mantimentos e líquidos às corporações que estão desesperadamente a controlar o "bicho". A zona do Algarve parece estar pior, pelo que deixamos aqui o pedido de ajuda a quem quiser e puder contribuir: bolachas, leite, água e fruta é o mais urgente.

Nós que estamos longe, pouco podemos fazer, apenas torcer para que não falte a coragem  e a força a estes homens e mulheres que fazem frente ao fogo, e também para que, se for o caso, os responsáveis por tamanha monstruosidade possam, um dia destes, arder no inferno.

Bjs, mãe

Está a chegar a época...


...do pastel de Aljezur, este ano direto da fábrica para ficar mais em conta, porque come mais um(a) e estamos em crise...


...e da belíssima bola de berlim de Armação de Pera, que nós, sendo muitos, também só compramos à dúzia que sai mais baratinho!


Ou seja, é altura de encher devidamente o bandulho enquanto se pode, é que para o ano não sei como será ;)) Estou em modo de contagem decrescente...faltam mais ou menos 15 dias!!


Bjs, mãe

sábado, 14 de julho de 2012

a "ternura" dele

afinal era outra. Ontem, estava eu a cozinhar, enquanto ouvia a reportagem que os noticiários fizeram a propósito do julgamento do qual Paco Bandeira, afinal, não saiu absolvido como ele parecia certo de que o seria. Mas não pude deixar de me espantar e espalhar uma boa porção do recheio da minha lasanha pelo chão fora quando ouvi a brilhante reacção do senhor à saída do tribunal. Com o esperado aparo jornalístico, entrou sorridente e a esbanjar confiança. Saiu desgrenhado e com uma bela tromba, claro está. Giro foi ver que, enquanto a peça noticiosa relatava os contornos da audiência e a sentença de três anos e quatro meses de pena suspensa por violência doméstica e detenção de arma proibida, explicava ainda os conselhos da juíza em tomar a mesma, bem como o depoimento da sua filha menor [e das maiores ao que parece] como exemplo e moderar a partir daí o seu comportamento. Ora, acabavam os jornalistas de dizer isto e, ao tentar algum depoimento da parte de Paco Bandeira, da boca do senhor saiu esta pérola: "ou saem da frente ou eu esmago já um!". Folgo em saber que os conselhos já surtem efeito...

Ju*

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Minha querida Bimby - parte 9

Ora em jeito de mana 'mai' nova, decidi por olhos na mana mais velha e dar corda à Bimby, que ela pode trabalhar que não se cansa! Assim sendo, ontem foi dia de 'iogurtar' a toda a força. Foi escolher uma frutinha jeitosa e no frigorífico já moram meia dúzia de iogurtes de morango com pedaços e cereais, mais meia dúzia dos mesmos mas com manga e ainda 8 garrafinhas de líquidos com morango e banana. Foi a minha primeira investida nos iogurtes e de aspecto estão um mimo. Espero pelo marido para dar o jeito à colher. Agora tenho mais tempo para me dedicar a isto, acho que vou começar a substituir os habituais de supermercado por outros items "made in Bimby". Já para não falar na poupança económica, dá para ir inventado na cozinha, o que sempre me agradou! ;)

Ju*

Minha querida Bimby - parte 8


Leitinho com chocolate passou a ter rótulo made in bimby. Esqueçam lá a ucal ou a mimosa que este fica muito saboroso, rende sete garrafinhas, faz-se em quinze minutos e gasta-se bem menos de um euro. Como diria alguém...e esta hein!?!

Bjs, mãe

dúvida[zinha]

o Relvas não se demite?!

O reitor da Lusófona do Porto, que teve a infelicidade de viabilizar as equivalências do Sr. Ministro, já ganhou vergonha e demitiu-se do cargo. Já o Sr. Ministro, acumula piadas ao seu já conhecido curriculum vitae, já vergonha na cara não tem nenhuma. Sr Ministro, se eu fosse a si cagava um pé até ao joelho!

Ju*

terça-feira, 10 de julho de 2012

O Sr. ministro...


...está à espera de quê?

Vergonha já percebemos que não tem nenhuma, este e o resto da "manada" que compõe aquilo que vulgarmente apelidamos de Governo. Veremos qual é o limite, até onde vai esta palhaçada e a tendência gritante de gozar descaradamente com os portugueses. Veremos...

Bjs, mãe

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pagar, pagar e pagar

A vida é realmente uma bela dádiva, devemos ser felizes com pouca coisa, valorizar o bem que temos, a saúde que nos assiste, a familia que vamos conseguindo conservar.

É tudo verdade, verdadinha. Pena é que nem sempre temos capacidade para pensar nestas coisas boas, principalmente quando semanalmente nos brindam com contas para liquidar: é a água que no último semestre aumentou em média quinze euros por mês, é a eletricidade que passei a pagar como se vivesse numa mansão tipo árvore de natal, juro que os meus hábitos e rotinas são os mesmos, é a merda do gás natural que só gasto em banhos e mesmo assim pago como se tivesse uma família de cinquenta e sete pessoas, são as finanças que este ano se lembraram que afinal tenho que fazer outra vez os cabrões dos pagamentos por conta, ainda tiveram a brilhante ideia de me notificar para fiscalizar o irs porque acham que declarei muitas despesas de saúde (claro que vão bater com os cornos na parede porque aquilo não falham muitos euros), é a segurança social que me leva uns belos cinquenta e tal contos (agora arrepia-me menos dizer assim!!) todos os meses e dantes só me levava trinta e poucos... E depois, quando perdemos tempo a analisar as faturas, percebemos que pagamos mais por coisas que não sabemos o que é, do que propriamente pelo consumo que fazemos. E depois só me apetece insultar, dizer asneiradas e matar alguém.  

E podia continuar que ainda tinha muitas contas para fazer. No final, é dificil olharmos todos os dias a vida com despreocupação, leveza, simplicidade e otimismo, é complicado pensar só no que é bom porque temos tanta coisa má, inútil e de compreensão abstrata. Porque quando fazemos contas às despesas que temos e ao dinheiro que ganhamos, só conseguimos pensar que isto não vai acabar bem, não poderá acabar bem. E depois se ainda temos o azar de ver, ler e ouvir as noticias, a coisa ainda se complica mais...

Bjs, mãe

quinta-feira, 5 de julho de 2012

das licenciaturas "chave na mão"

hoje as notícias fazem-nos chegar uma justificação: o dr. Miguel Relvas terminou a licenciatura num ano por lhe serem reconhecidas competências para tal. Ora, isto traduzido é muito simples de perceber: afinal não é a licenciatura do dr. que é fácil, nós todos é que somos consideravelmente estúpidos e ignorantes por não nos terem sido reconhecidas competências para ser doutor em tempo record. Ah bom! Assim está bem. Estamos entendidos. Ora senhores, tenham vergonha que minimamente se reconheça para vos conferirmos o merecido grau de credibilidade! Mas agora querem nos vender que foi por mérito e não por facilitismo que o senhor singrou na vida académica quando quem, como eu, por lá passou sabe perfeitamente que para conseguir uma simples equivalência, seja ela qual for, a uma única cadeira é preciso vencer gregos e troianos, descer aos infernos, e pior, sobreviver aos papéis e aos serviços académicos? Tenham paciência! Isto é uma afronta à qualidade de ensino e, principalmente, aos alunos, que se esmifram entre livros e propinas para conseguir um grau académico com o esforço que lhes sai do pêlo e da carteira. Sinceramente...

Ju*

a sério?!

Não. Isto só pode ser treta... Seriously?!

Ju*

segunda-feira, 2 de julho de 2012