sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

31 e mais uns dias


 
Ora aí está......isto realmente a vida é injusta "com'um" raio. Então enquanto umas se queixam que a maternidade lhes deixa panças e coisas do género, outras, leia-se "EU", "desesperam" porque estão grávidas de quase 32 semanas e não engordam, não ganham peso, a balança não ata nem desata, não passam do mesmo há três meses, não chegam aos 70! Porra pá, como eu gostava agora de chegar aos 70 e deixar de ter um endocrinologista a azucrinar-me o juízo!
 
Mas não vou pedir nada, juro que não, eu ainda me lembro que da última vez a coisa não correu lá muito bem.
 
Bjs, mãe

da minha pança, com amor!

A pedido de varias famílias, eis-me aqui. Em primeiro lugar para vos satisfazer a gula, que no fundo vocês querem é encher a mula de coisinhas boas e que preferencialmente não vos arredondem a forma, fair enough, e depois porque já estava mais do que na hora de voltar a escrever por estas bandas, já que a maternidade, além de deixar 10 kg residentes na minha pessoa, deixou também pouco tempo disponível. Particularidades inerentes à minha coelhinha memé.

E como eu, além de ruím como as cobras como sabem, também sou muito bem mandada, cá estou para satisfazer o vosso desejo e partilhar algumas dicas que podem tornar a cozinha saudável menos chata e nha-nha-nha wiskas saquetas. Isso e poder dizer 'rais'os parta que não podem ver nada pá!'. Ah brincadeirinha! Tinha saudades disto ;)

Bom, uma 'piquena' introdução a quem possa ser recém chegado a estas bandas: a minha história contra a balança é já épica. Não tão mediática ou sensacional como a da Oprah naturalmente, mas longa. Eu nunca fui magra, pelo menos até a puberdade cair em cima de mim com todo o seu esplendor. Até aqui tudo certo. Ora a maternidade, como era de prever, não viria tornar a coisa mais fácil. Tornou 'só' a minha vida mais rica e estupidamente mais cor de rosa, mais isso são outros quinhentos. Posto isto, cá andamos diariamente a lutar contra esta pança de lontra bebé. Para quem não sabe, o gajo cá de casa percebe alguma coisa [tipo muito] disto... Geralmente ele emagrece pessoas, em ambiente de trabalho, leia-se ginásio. Mas como em casa de ferreiro o espeto é de pau, e eu sou uma pessoa que gosta de manter tradições... Em relação ao treino só vos posso encaminhar para trabalhar com ele, que de facto é quem percebe melhor do assunto. Em relação a nutrição saudável, cá em casa pratica-se e isso posso partilhar.

Sabemos sem ter que pensar muito que a perda de peso passa essencialmente pelo que comemos, que é como quem diz, depende do que nos passa pelo estreito. E com outros resultados que já tive, conheço o meu corpo suficientemente bem para saber que sem disciplina não vamos lá. Mas disciplina militar, coisa a roçar os comandos ou coisa que o valha. Que comigo ou vai ou racha. Não há cá mais ou menos, cortar só ao jantar... Não. Sei perfeitamente que açúcares e hidratos é mandá-los num paquete para os Açores ou nada feito. E dói. Eu sou de Mafra porra, e querem que eu não coma pão? Tem que doer. Mas se não for assim, não saio desta 'versão conforto' e isso também não me agrada. 

A bem dizer sabemos todos que a boa alimentação devia ser uma constante, não por uma questão estética, mas pela saúde, pela nossa saúde. E a mudança de hábitos custa mas faz-se. Lá em casa somos três e há um tipo que é viciado em proteína. Defende a proteína tão bem que já me conseguiu por a comer as cangalhadas todas proteicas que ele come e pior: eu gosto! Tal como nas crianças, somos todos bichinhos de hábitos, e não vale dizer que não se consegue porque o corpo é uma coisa incrível... Para bem e mal, habitua-se a quase tudo. No fundo é tudo uma questão motivacional, e este é também o cerne da questão. A motivação é o que nos move. Já sabemos que o açúcar, a comida, vicia tanto o mais do que álcool, tabaco ou até heroína, pelo que enquanto não nos der na real gana que havemos de mudar de hábitos, nada feito. E ouvimos constantemente aquela lengalenga "epá tens que treinar!", verdade, mas treinem o que quiserem a encher a mula e vejam lá se perdem peso. Podem até conseguir, se deus nosso senhor e os anjinhos vos tiverem abençoado com um metabolismo daqueles que queimam até água, já eu respiro fundo e engordo meio quilo, é um facto, por isso, pés ao caminho que a vida não está para molezas! E o gajo que dorme lá em casa corrobora: ele vive disso, e no entanto é profissional o suficiente para aconselhar quem o procura que sem alimentação equilibrada, os resultados são outros. A isto chama-se sensatez. 

E para não variar, já me alonguei. Sou perita nisto. Depois não digam que querem que eu volte a escrever... Dá nisto! Mas vá. Vocês queriam receitas não era? Então antes de mais precisam de uma lista de compras. Procurem um Celeiro, ou similar, e tragam de lá:

- uma proteína de qualidade (Gold Nutrition é uma boa opção e sabor a baunilha é pau para toda a obra, se me faço entender)
- uns pacotes de claras pasteurizadas
- leite e óleo de coco
- frutos secos ( a gosto, variados, podem usar em varias receitas e petiscar entre refeições)
- linhaça moída
- aveia 

Estes são alguns básicos, que juntamente com algumas dúzias de ovos, podem passar a fazer parte do recheio da vossa dispensa e frigorífico. Em breve partilho a receita das panquecas e dos waffles, que não levam açúcar ou farinha, por isso podem esquecer essa parte da mercearia. E também podem esquecer o sermão colegas que me apanham no avião a comer uma panqueca ou waffle que o meu marido gentilmente prepara para eu levar e que vos faz vir logo fisgados "ah e depois queres emagrecer sua lontra!"Vá. Sosseguem. Atentos, que a receita vem em breve. 

Tudo às compras!


Ju*


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dasssssssss...

 
Hoje levantei o estore da minha cozinha e deparei-me com um cenário parecido com este.....quer dizer, tirem lá os montes e vales e coloquem um condomínio de vivendas geminadas, pronto.....adiante, e pensei cá para comigo que era um bom sinal, dois arco-íris tão espetaculares mesma à minha frente, afinal alguém tinha ouvido o meu pedido e a bruxa boa já estava a dar conta do caso.
 
Mas a meio da manhã a educadora mais fofinha do mundo ligou-me a dizer que a minha loura não estava nos seus dias. É que nem tive tempo de achar que as coisas iam melhorar e que o raio dos arco-íris davam bom prenúncio!! Só deu para ir ao talho, ao pão e tratar da roupa que ficou a secar durante a noite. Depois foi ir busca-la à escola, ir direto à pediatra e trazer de brinde uma varicela e uns dez dias de quarentena.
 
Toma lá que é para aprenderes a não fazer pedidos difíceis......afinal o janeiro só acaba mesmo amanhã, ou não será?!
 
Bjs, mãe

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Desejo do dia, da semana, do mês......

Importam-se que o mês de janeiro acabe? E já agora se tivesse sido ontem a coisa era ainda melhor! 

Não podemos passar já direto para sábado, só para experimentar a ver se em fevereiro acontecem coisinhas melhores?

Caso não seja possível, reformulo a pergunta de uma amiga: alguém conhece uma bruxa boa, se faz favor? De preferência daquelas que têm "pacotes" do género: quantas mais formos mais barato fica?


Obrigadinha, sim.

Bjs, mãe

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Keep calm...



Não vale a pena que isto promete. Sendo do conhecimento geral que começámos 2014 cheios de vírus e maleitas, digamos que ao vigésimo dia do ano as perspetivas não são animadoras. Podemos então acrescentar trinta semanas de gestação e um fígado ao rubro sem ninguém saber muito bem porquê nem como, uma dieta malvada e uma vontade louca de comer uma feijoada à transmontana com metade de um casqueiro de Mafra, duas seven up e depois três sobremesas para rematar, filha acabadinha de sair do bloco operatório, um tio idem e o cunhado já está pronto a entrar, uma colega de trabalho com isto, outra amiga com aquilo, o filho dela com convulsão e direito a INEM, depois mais uma abalroada por um desgraçado que teve um ataque de espirros enquanto conduzia e entretanto estamos só em janeiro......
 
......e eu nem quero é pensar nos outros trezentos e tal dias que ainda faltam.
 
 
Bjs, mãe

domingo, 19 de janeiro de 2014

A anormalidade do referendo

Não será preciso dizer grande coisa em relação à triste resolução sobre a matéria da coadoção em discussão no Parlamento esta semana. Também não haveriam palavras suficientemente injuriosas capazes de atribuir à gentalha que teve sequer a coragem de propor esta merda de referendo.
 
Mas será que o país não tem mais nada com que se preocupar nem mais sítio nenhum onde gastar os euros? Ou será que a manada que povoa maioritariamente a assembleia não tem é nenhum tomate no sítio que lhes permita ter a coragem de decidir sobre uma matéria delicada mas fundamental para estas crianças?
 
Porcos imbecis. Incapazes e nojentos, que não entendem que estas famílias existem e continuarão a existir, quer a lei as proteja ou não. Estas crianças terão sempre dois pais ou duas mães, nunca será de outra forma e isso é que interessa. O que interessa é salvaguardar que elas, as crianças, estarão sempre com a sua família, caso algum dos pais ou alguma das mães lhe falte. Isto sim é que está em discussão gente ignorante, porque o resto a ninguém diz respeito e também não interessa nada. Ou não será? Fod**se, que não há pachorra pá......
 
 
Bjs, mãe

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Oxalá...


...tivéssemos todos um bocadinho da sua força e determinação...






...e a coragem toda dele!!


PARABÉNS CR7.


Bjs, mãe

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Eles eram muitos...




...muitos Eusébios para um F. C. Porto sem argumento asolutamente nenhum. Mas que grande Benfica, mas que grande massa associativa, mas que grande homenagem, mas que grande jogo, mas que grande tudo e mais alguma coisa...

Bjs, mãe

sábado, 11 de janeiro de 2014

Olha......outra vez o camelo!



Aqui há uns tempos, num post polémico que se tornou "famoso" (para quem interessar saber!), falava-se deste senhor, vulgarmente neste modesto blog conhecido como camelo, e do vocabulário ignorante que lhe saiu das entranhas a propósito de uma maldita viagem (para ele, claro!) ao Luxemburgo. Descobriu-se também que havia muita gente que não o conhecia, que não fazia ideia que o senhor era sequer nascido. E também se percebeu que o interesse em conhecê-lo era pouco ou nenhum. Pois bem, por aqui continuamos a achar que ele vai merecendo umas notinhas ali e acolá!

Atentem na notícia e depois digam lá o que acham da nomeação! Eu, cá p'ra comigo acho que ele teve foi "sorte"......como aliás os outros todos da laia dele.

Bjs, mãe

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

domingo, 5 de janeiro de 2014

Eusébio da Silva Ferreira



Hoje o desporto mundial perdeu mais uma lenda, uma alma com uma chama imensa, verdadeira tal como diz a música. O Benfica não será mais o mesmo sem a sua presença. Até sempre Pantera Negra.
 
Bjs, mãe

sábado, 4 de janeiro de 2014

Começamos bem...



A mim quase que me deu náuseas.....mas tendo em conta que não tenho andado bem disposta ainda pensei que fosse disso. Decidi então mostrar ao marido que teve a sorte de não ser, até ver, atingido pela praga do ano novo. E concluí, pela cara dele, que se calhar não era do meu estômago embrulhado. Depois ainda me lembrei que há uma coisa fantástica chamada Photoshop e prefiro acreditar que seja disso e que não existe mesmo ninguém assim tão doente que seja capaz de se apresentar nestes preparos. Não acham?
 
Bjs, mãe

Bem vindo 2014

Em jeitos de boas vindas ao ano vindouro, não sei se ria ou se chore. Também não posso concluir que foi das passas que não comi, já que quem comeu também não escapou. Portanto, posto isto, foi uma entrada com dois pés esquerdos, viroses e trânsito intestinal alteradíssimo. Multiplicando isto por cinco e tendo em conta que no total éramos onze......digamos que, vendo o copo meio cheio, a coisa até podia ter corrido pior!
 
Bjs, mãe