terça-feira, 31 de maio de 2011

sim ou sopas?



sopas e muitas! E das boas, das mesmo boas, já que me meti dentro de um destes, e nem desgostei de ver o arredondamento habitual da minha forma a ficar colado ao tecido. Agora estou aqui no vai e volta, compra, não compra... Casamento à porta, e o modelito por decidir até às ultimas é o costume portanto...

Ju*

Cabin Crew, prepare for party!

porque hoje se comemora o Dia Internacional do Tripulante de Cabine. A todos nós, companheiros de "guerra", o meu reconhecimento e apreço por toda a dedicação a cada dia voado. Estamos de parabéns.

Ju*

Enaaa tantos!

Obrigada ;)

Ju*

A propósito de eleições.........

.........e de não me cansar de apelar ao vosso voto, porque é importante, porque é um dever, porque apesar do descrédito e desilusão que os nossos políticos nos possam causar, são eles que governam, enfim......por muitas mais razões, lembrei-me de tornar isto um bocadinho mais soft!!

Estas histórias de políticos pr'aqui, políticas pr'ali são engraçadas e puxa pela imaginação de muita gente!! Salvaguardo já que não é pela minha, é pela de muita gente!!! Por isso, achei giro estas coisas que andei a ler:


"Errar é humano. Culpar a outra pessoa é política."


"Político honesto é igual a unicórnio, eu nunca vi, mas deve existir."


"Os políticos são como as fraldas. Devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo."


"Não há nada mais inútil que discutir política com políticos."


"Políticos são ladrões educados de fato e gravata."


"Se os políticos recebessem o que realmente merecem, sobraria dinheiro para cuidar do país."


"Não acredito em discos voadores, não acredito em fantasmas, ,não acredito na maioria dos políticos, mas acredito piamente que o mal que se faz aqui, se recebe aqui. É por isso que sou um militante do bem."


"Num estado democrático existem duas classes de políticos: os suspeitos de corrupção e os corruptos."


"O que os partidos políticos dizem uns dos outros é, justamente, o que eu penso de todos eles."


Ora, relembro portanto que não tenho nada a ver com a autoria destas verdades, ainda que goste particularmente da última;-)

Bjs, mãe

sexta-feira, 27 de maio de 2011

125 anos de xarope

Um erro do farmacêutico John Pemberton que se viria a tornar numa receita milionária já conta com mais de cem anos de história, e muitas garrafas. Eu, confesso, não sou grande apreciadora do "tónico revigorante", como era vendido o rótulo ao balcão da sua farmácia em Atlanta, mas confesso que acho extraordinário todo o processo construtivo e criativo de uma das maiores maquinas do universo da comunicação, da publicidade e do marketing. A marca mais valiosa do mundo, avaliada em muitos mil milhões de euros, comemora 125 anos de "Sempre, Coca-Cola!"


A exposição “125 anos da Coca-Cola” está no foyer do Museu de Farmácia (R. Marechal Saldanha, 1) até 30 de Julho. Pode ser vista de segunda a sexta, das 10.00 às 18.00. A entrada é gratuita.


Ju*

quinta-feira, 26 de maio de 2011

balanço #2: vá lá, vá lá!


tendo em conta as intempéries, até que nem foi nada mau. De encontro marcado com a balança jurássica do meu médico preferido, cheguei na hora marcada. Aflita e a pensar nas asneiradas desde a ultima vez, e a convencer-me que já tinha recuperado algum do peso perdido. Qual quê? Menos meio. 60 quilos e meio pesa esta lontrinha. "inha", que lá havemos de chegar. E já menos 5 centímetros de cintura. Contas feitas, e sendo que de férias o objectivo traçado pelo sr. foi o de manter, fiquei satisfeita. Isto porque muito mais de meio quilo meti eu no bucho de bolo do caco a escorrer manteiga, de colheradas de pudim de maracujá do Marido, de bolachinhas belgas que ele trazia do pingo doce (ai, gosto tanto! eu como três e é um desastre, ele come 2 pacotes em 7 dias e o seu "six-pack" ao nível de abdómen permanece intacto. Abençoado!) entre outros que tais.

Daqui a mais 15 dias voltamos a conversar. Eu e a jurássica. Sim, porque férias acabadas, no nosso próximo encontro vamos avançar na relação e baixar (espero, que consideravelmente) da maldita barreira dos 60. A ber, a ber.

Ju*

Faz hoje uns anitos.........


A mãe tinha uma mercearia muito simpática ao lado do "antigo" Sr. João, o pai estava lá muitas vezes, os manos também. Ora, o Sr. João, a D. Isabel, as filhas e a vila quase toda, não puderam deixar de simpatizar com estas pessoas tão "fixes" e, portanto, como já é de costume com quem se instala por aquelas bandas, passaram a fazer parte da "família"........e ainda bem!

E depois o tempo foi passando e a mãe trouxe uma bela notícia: a "familia" ia aumentar um bocadinho, vinha aí um bébé. Eh pá, mas que coisa fantástica!! Aquilo é que foi ver a evolução da barriguita, e dos possíveis nomes!! Valha-nos Deus que não ficou nenhum deles e que foi uma menina!! Uma menina linda que cresceu aos nossos olhos, no nosso colo, que mamava mesmo ali ao lado enquanto alguém atendia os clientes da lojinha, que ia de vez em quando uns bocadinhos para a casa da D. Isabel (ou para o "armazém"!), que cresceu, e cresceu......


......e que hoje já se prepara para aprender a ler e a escrever, já vem de autocarro sozinha da escola, já sabe os números, as canções e as letras, já tem uma professora e muitos coleguinhas de escola e já tem muitos amigos. Entretanto, também já tem uma amiga especial, que é loira e tem olhos azuis, que também faz parte da "família" e que hoje de manhã disse assim: "Mamã hoje é quinta-feira, não é? Então é dia de folga da avó Zabel e dos anos da Nônô. Ela vai ter bolo, mamã?"


Por isso Ana Leonor, a tua amiga especial e a "familia" que te viu nascer e crescer, deseja muito que este dia te reserve muitas coisas boas, muitos miminhos, muitas alegrias e muitas surpresas. Deseja também continuar a ver-te, a observar-te, a acompanhar-te, mesmo que já não estejas na lojinha do lado:-)


À mãe, ao pai e aos manos: parabéns por este dia, por serem tão especiais, por estarem sempre presentes e obrigada por fazerem parte das nossas vidas, por partilhar-mos tantas coisas.


Bjs, mãe

quarta-feira, 25 de maio de 2011

para quem ainda acredita



que não derivemos deixar ir os dedos, por quem nos deixou ir os anéis. E, em particular, para quem se informa, para sabe o que por lá se passa, para quem sabe fazer contas, para quem acredita que esta é uma companhia a defender, que é um património do qual não devemos abdicar. Leiam, e se se identificarem, assinem.

Petição contra a privatização da TAP Portugal.


Ju*

e esta hãn?!

dias antes de ir de férias, e dois dias depois do primeiro balanço positivo da minha dieta, fiz umas análises ao sangue, a pedido da minha dermatologista, para um estudo essencialmente hormonal. Agora imaginem qual não será o meu espanto quando, quase três semaninhas de reeducação alimentar, menos 3 quilos e meio depois, o meu colesterol total apresenta-se com a simpático valor de 270. Recordista portanto. O Marido andou de volta dos resultados e dos dicionários médicos online para traduzir os resultados, chegou à conclusão que eu não estou grávida nem a amamentar (boas noticias!) e que de facto, o colesterol, ao contrário do que se acredita, não resulta essencial e directamente do que comemos. Desanima, dizia-me a Mãe do Du. Eu, por outro lado, acho que me convenci, de uma vez por todas, que afinal nem em tudo somos aquilo que comemos. E que neste caso, se não é uma praga hereditária, não vejo que mais possa ser. Rendi-me, com estes resultados, à justificação genética.

Ju*

no Funchal, há um Armazém a visitar




O do Sal. O nosso [meu] primeiro pecado gastronómico. Decidimos aceitar uma sugestão para um jantar Romântico no coração do Funchal e, numa travessa estreita encontrámos a esplanada de um restaurante rústico, intimista, habilmente decorado. Convida a sentar por horas, para provar, degustar e apreciar o que a imaginação consegue fazer ao que de mais fresco a ilha lhes dá. Apesar da cozinha ser de autor, tentámos não fugir do regional e escolhemos os pratos de peixe. Um Bacalhau Confit com Crosta de Ervas Aro, acompanhado por batata soufflé com toque de coentros foi a escolha do Marido. Eu decidi optar pelo sugerido: a Espada, tão corriqueira no Funchal, à Moda do Chefe, com legumes salteados e banana crocante, da Madeira, claro está. As flores, acreditem, eram só adorno, porque toda a comida pintava o retrato por si só. Além de deliciosa, o destaque vai para originalidade com que é apresentada e cozinhada. Merecedora de um bom vinho e de um final feliz: Panna Cotta de Chocolate Branco com Redução de Frutos do Bosque. Aposto que também queriam espreitar. Mas por muito bonito que também se apresentasse, a este não deu tempo de resistir ;)



Se passarem pela Madeira, passem por lá:

Armazém do Sal
Rua da Alfandega nº 135 9000 Funchal
eventos@armazemdosal.com
291 241 285
Horário de Funcionamento:
-Segunda a Sexta 11h - 02h
-Sábado 19h - 02h
-Domingo Encerrado


Ju*

da Madeira e dos madeirenses

Eu adoro a Madeira. Não sou estreante. Sou o que se pode chamar de hóspede frequente. De toda a Europa corrida de uma ponta a outra é um sítio onde sabe sempre bem ficar. Pelo tempo. Pelo sol. Pelo calor que contrasta e aquece as temperaturas europeias a que nos vamos habituando. Pelo acordar naquela imensidão de mar. Pela boa comida. Pelo bolo do caco. Pelas mil e uma maneiras de dar uso ao maracujá. Pelas ponchas. Pelas bananas. Pelos sotaques e aquela forma estranhíssima de falar com a boca cheia de letras... Gosto da Madeira. Gostava ainda de gostar mais, de conhecer melhor.

O que chateia? A obsessão pelo turismo estrangeiro. Que apesar de nos intitularem de "cubanos", a nós os do continente (engraçado, quando eles é que vivem na república das bananas e têm um Fidel Castro e tudo...), claro está que turismo não quer nada com quem fale a língua de Camões. O cúmulo? Os cartões e ementas de restaurantes virem traduzidos em inglês, francês, alemão, espanhol, sueco, finlandês, ucraniano, neozelandês, russo, polaco, e mais o que quer que se fale daqui até ao raio que os parta, e português? Ah isso só experimentando ou indo pelas fotos é que se percebe o que por ali se gasta... Claro que o mesmo se passa em hotéis, pontos turísticos, etc. Tudo vem explicadinho em todas as línguas, mas em português só com a sinalética e já gozam.

É triste. E mais triste se torna quando se transpõe este notório preferencialismo e, até, discriminação para o trato directo com as pessoas. Somos muito pequeninos para o que é nosso. Como podemos ser grandes de não sabemos ser inteiros? Isto a mim entristece-me. As mentalidades fechadas, altamente manipuladas. Porque falamos todos a mesma língua, ainda que com diferentes sotaques. Porque de Porttugal somos todos! E isto sou eu que adoro a Madeira. Que é tão portuguesa, tão nossa!

Ju*

terça-feira, 24 de maio de 2011

tudo o que é bom

acaba depressa. As férias surpresa preparadas pelo marido foram passadas entre a ilha da Madeira e o Porto Santo. Tivemos, como não podia deixar de ser, um valente azar com o tempo. Sendo que a grande aposta era a magnifica praia do Porto Santo, ora S. Pedro não vai de modas e toca de aliviar uma carga d'agua todas as benditas horas lá passadas. E dado que com o conta klm nos 60 já tínhamos dado a volta à ilha, e repetido uns quantos sítios, não restou muito mais do que passeata de carrinho alugado e mais umas facadinhas na dieta. Que, por sinal, nem foram muitas (diz o senhor que dorme comigo). Juro (beijinhos nos dedinhos cruzados e tudo) que só comi uma sobremesa sozinha, uma!, e porque era de requeijão... De resto, foi só meter a colherada nas do marido e muito bolo do caco no bucho. Arrozinho, massinha, e tal e coiso, nem vê-los! Quinta-feira é dia de avaliar o estrago, e não devo vir com a mesma conta da semana passada de certeza... Se não tiver ganho nenhum dos 3,5 perdidos é luxo!

E agora, relembra o marido, vá de untar este corpinho de muito creme, que apesar de pouco sol, e só um dia na piscina, deu para chegar com um bronze assim com tom, como é que eu hei-de explicar... Laranja fluorescente? Vermelho fogo? Estou um camarãozinho vá. Do tigre claro.

Ju*

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Anda por lá............mas onde, onde?!!


Esta maravilha da natureza parece que anda lá p'ros lados do Funchal, a senhora sua mãe já foi vista, já ele, sabe-se lá onde se esconde. É que nem os paparazzi nos telhados o encontram......

Parece que alguém que, volta na volta, escreve umas coisitas por aqui, está de férias num belíssimo hotel da ilha e deu de caras com a progenitora no "breakfast". Ó pá, tá bem, a visão não deve ter sido das melhores, mas só a esperança de encontrar por lá o "rebento", vale qualquer coisa! É que até dá p'ra esquecer a porcaria do tempo que tem feito por lá!

Rais'a parta mais'á sorte que ela tem...;-)


Bjs, mãe

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tenho que começar a pensar nisto!!

Pois......eu ainda não tentei, mas também não sei se quero pôr-me dentro dos meus biquinis do ano passado!! É que caber, eu até caibo, mas não devo ficar lá muito "apetecível"!! Existem por aqui uns quilos que bem podiam estar noutras pessoas, e ainda por cima não sei se vou conseguir perdê-los até julho, ou agosto vá lá, por isso, o melhor mesmo é tentar alternativas para disfarçar estes "inchaços" na zona abdominal!!

Ora...pensei que o triquini podia ser uma boa opção. Gosto de todos....principalmente no corpinho onde estão vestidos. Já no meu......não sei não. Um dia destes aventuro-me;):









Bjs, mãe

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Boas férias;))


Vão ser por aqui não é seus malandros!! Afinal parece que a surpresa não durou até ao fim!! Descobres tudo, não tens vergonha aeromoça?!

Bom descanso e boas banhocas.

Bjs, mãe

sábado, 14 de maio de 2011

oooohhhh!


Ju*

e com estas?! Casava-me!


Ju*

Se tiverem dúvidas sobre reciclagem...



...perguntem à loura de olhos azuis! Pois, é que a miúda, que tem três anos, separa o lixo como ninguém. E adora quando a mãe lhe dá alguma coisita para reciclar, por exemplo um pacote de sumo, e ela responde logo: "mamã, vou-te enganar!! Vou pôr no verde!!" E depois não engana nada e gera-se um diálogo interessante entre mãe e filha, qualquer coisa do género:


(mãe) - "Miúda, toma lá isto (pacote de sumo) e vai pôr no lixo."


(olhos azuis) - "Tá bem mamã. Queres ver que eu vou-te enganar!"


(mãe) - "Não vais nada!!"


(olhos azuis) - "Olha, e não enganei mesmo!! Pus no laranja, que é das coisas com plástico e das caixas dos sumos e do leite!"


(mãe) - "Boa miúda!"


(olhos azuis) - "Achas que podia ser no azul? Claro que não porque esse é dos papéis!"


(mãe) - "Pois é, tens razão filha."


(olhos azuis) - "Olha mamã, na do spotingue também não dava porque é das coisas de vidro, sabias?"


(mãe) - "Claro que sabia miúda, fui eu que te ensinei!!"


(olhos azuis) - "Olha, pois foste!!"



E pronto, para mais informações contactar a bela princesa que ela esclarece logo em que côr é que têm que pôr!!


Bjs, mãe

quinta-feira, 12 de maio de 2011

[aos anos] que quero umas destas

e nunca mais me decido a comprar as minhas Melissa. Difícil é escolher a cor, o modelo... Se se pudesse ter muitas...

Ju*

a extravagância de hoje

já temos cheirinho de Verão. É o do costume. Todo os anos a Escada lança uma edição de verão, doce e frutada, como se quer. Eu não resisto. Aproveitando que vamos de férias, sabe Deus e o Marido para onde, que eu só sei que tem calor, pelo menos vou fresca e cheirosa!

Ju*

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Pronto, explica lá isso!



Ok, já percebi que se calhar também vale a pena perder uns 7 ou 8 quilitos até Agosto. Não quero parecer a ovelha negra da família, mais ainda!!! É que estão todos tão empenhados, a mãe, a mana, e pronto, eu também prometo que vou tentar!! Até porque precisava de caber em algumas roupas!!!



Então vá, diz lá em linhas muito gerais o que é que andas p'ái a comer, ou melhor, o que é que não comes!! Mas aviso-te já que se me pedires para beber 2 litros de água por dia, vá lá, se não puder substituir por chá......desisto ainda hoje!!!



Bjs, mãe

terça-feira, 10 de maio de 2011

da dieta e das coisas boas de ouvir

Ao receber-me, com um beijinho, e 'de braços abertos', diz o novo melhor amigo da minha alimentação:

"Olá Joana, vamos? Então, como se sente hoje? Parece radiante, como este dia de sol...! Deve ser por isto que eu viajo sempre na TAP: pelas pessoas. Gosto das pessoas assim: naturalmente simpáticas."

Vale tudo. E sabe tão bem nos dias que correm...

Ju*

e para os mais cépticos, o primeiro balanço:

15 dias depois do primeiro, menos 3 kilos... e meio! E menos uns quantos centímetros no arredondamento da forma. Acreditem se quiserem, confesso que até para mim foi difícil, não fosse a balança analógica tão analógica (daquelas dos pesos horizontais e tudo...) e eu mandava calibrar, just in case...

É, portantos, para continuar. Daqui a 15 falamos.

Ju*

segunda-feira, 9 de maio de 2011

humm não sei, hesito!









O Marido já se rendeu e está todo satisfeito. Aliás, rendeu-se e já tem uma seita a seguir-lhe os passos. Diz ele que são o supra-sumo da barbatana (acredito, até porque parecem mesmo umas), que revolucionam o treino e todo o tipo de calçado desportivo. Se eu já gosto da sensação de "pantufa" das minhas Nike Free, e estou mortinha por comprar outras, acho que com isto fico ainda mais descalça, o que me agrada muito! O problema é a estética da coisa. Eu adoro conforto. Gosto de tudo o que é desportivo. Mas isto já é muito fora. Não os acho bonitos, verdade. Estranhos? Sem dúvida. Mas com jeitinho, no meu pézinho de laranja lima tamanho 36, consigo imaginá-los fofinhos... É como tudo: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Quase, quase convencida.


Ju*

sexta-feira, 6 de maio de 2011

E por falar nele (s)...

...será que alguém ainda consegue resistir a esta dupla?!

Fantásticos;)

Bjs, mãe

"Xiça, c'um catane!"

Mas que grande pesadelo este Benfica 2010/2011. Aquele jogo de ontem fez lembrar uma cambada de rôtos a tentar aguentar 95 minutos de um joguito daqueles que só cumprem calendário, qual meia final da Liga Europa!!

Cambada de incompetentes, a deixarem fugir mais uma meia final com empates e a partir em vantagem. Continuem a morrer na praia, faz-vos bem! E também fazia bem que deixassem de ter ordenados por uns tempos!! Mas vocês têm noção do que fizeram ao meio mundo que ontem assitiu ao vosso jogo miserável?!

Sinceramente, isto de ser de alma e coração do Benfica tem muito que se lhe diga. É só nervos e sofrimento, xiça "c'um catane", como diria o "Armande Coutinhe", que foi a minha safa ontem à noite!!

Ainda assim, e porque ser do Benfica não é p'ra todos, basta ler alguns dos comentários após o jogo, vergonha do meu clube JAMAIS, esta nação é muito mais do que uma época mal sucedida e quem pensa o contrário, não é nem nunca foi um verdadeiro benfiquista, não tem nem nunca teve uma "águia ao peito", não sabe nem saberá o que é a alma deste clube.

Agora e sempre, FORÇA GLORIOSO.

Bjs, mãe

quinta-feira, 5 de maio de 2011

2ª mão



Pronto...agora não se esqueçam de fazer como na última 2ª mão com os "todo-poderosos" azuis e brancos...e perder a oportunidade de voltar a encontrá-los em Dublin...sim, porque ninguém duvida que o primeiro finalista já está encontrado, desde há uma semana. E eu ainda me pergunto como é que aquilo foi possível, para onde foi o Villareal na segunda parte......mas pronto! "Pormenores" à parte, sejam grandiosos como só vocês o conseguem e dêem uma chance ao país de se esquecer da TROIKA!! E já agora, de baixar a taxa de consumo de anti-depressivos!!



FORÇA GLORIOSO, mostra verdadeiramente o que vales;)


Bjs, mãe

Páscoa belíssima

Ora então vamos lá,

isto de passar férias num país que não é nosso, tem as suas vantagens!! Nove dias em Itália deram para perceber e reforçar muitas coisitas:

*Veneza não cheira assim tão mal!! É linda e peculiar, romântica ou não, depende da disposição, dá para ver em dois dias bem aproveitados, mesmo que ainda não se tenham lembrado de fazer pontes sem escadas!!

*Os italianos são "veramente" simpáticos, salvo algumas exceções, como em todo o lado!

*Florença, comparada com outras cidades europeias, não é assim tão interessante como isso.

*Os gelados e as massas são mesmo como toda a gente diz......já as pizzas!:(

*A minha loura de olhos azuis consegue mesmo "virar" um gelado em menos de nada, seja de banana, chocolate ou mentol, tanto faz......não consigo competir com ela! E também é mesmo sobrinha da minha irmã!!!

*A "praga" chinesa é mesmo global. Lá também podemos acrescentar a indiana.

*Roma é das coisas mais espetaculares que já vi até hoje, uma semana por lá, sem chover, seria o ideal.

*O Vaticano é místico e grandioso, de uma riqueza ímpar......em todos os sentidos! Fabuloso e um autêntico "negócio", infelizmente!

*A minha filha, apesar de tanto pedir e aclamar, não viu o papa!!

*Consigo mesmo andar muuiitos quilómetros, juro que não sabia!!


É interessante e recomenda-se. Visitem Itália mas façam um bom mealheiro para poderem andar por lá! É que não existem euros que resistam;)

Bjs, mãe

quarta-feira, 4 de maio de 2011

E depois de "desesperar"...a deliciar-me com a 6ª temporada



Não é que não goste da Grey, aliás, adoro! Mas o meu vício (para além dos jogos do Benfica!) é mesmo esta série que finalmente chegou à SIC, com a 6ª temporada;)) Fabulosa...



Bjs, mãe

terça-feira, 3 de maio de 2011

enquanto se espera [e desespera] por mais um episódio da Grey...

vai-se morrendo de amores por estes irmãos e irmãs. a minha mais recente paixão no que respeita a séries já pula e avança pela 4ª temporada. dá para rir, para chorar [muito], e para nos revermos em muita situação. a aprender, e a adorar... recomenda-se.


Ju*