quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O papa "resignado"

 
 
Foi com surpresa que a comunidade internacional assistiu à resignação do papa Bento XVI, e logo depois veio uma enchurrada de declarações de bispos, padres, cardeais e tudo e mais alguma coisa. Pessoas muito importantes, claro! Pessoas que se apressaram a classificar o ato de um dos homens mais poderosos do mundo como sendo "histórico", "de coragem e humildade", "heróico", "de grande inteligência e lucidez" e outros tantos termos que, no fundo, significam exatamente a mesmíssima coisa. O senhor é, portanto, um santo......ainda antes de morrer!
 
Eu, porém, e com todo o respeito que tenho pela instituição mais rica do mundo, prefiro deixar-vos uma lista daquilo que, na realidade e na minha perspetiva, é heróico, corajoso e histórico:
 
- sobreviver com menos de um ordenado mínimo por mês;
- pagar as contas da água, da luz e do gás, a prestação da casa, colocar comer na mesa todos os dias e não conseguir guardar um cêntimo;
- emigrar porque no nosso país não há emprego;
- ser roubado pelo estado a toda a hora, pagar os estudos, os impostos, a saúde, a segurança social e ainda ter estômago para não "matar ninguém";
- viver debaixo da ponte porque já não se tem casa, nem família, nem dinheiro, nem emprego nem porra nenhuma;
- salvar vidas todos os dias;
- ser enfermeiro e ganhar menos do que uma "mulher a dias";
- ter um estabelecimento de restauração e pagar iva a 23%;
- pagar dos impostos mais altos da União Europeia;
- ganhar dos ordenados mais baixos da União Europeia;
- ser governado por bicharada que anda a ver a melhor maneira de deixar o povo a pão e água;
- viver num país onde se perdem dezenas de postos de trabalho a cada dia que passa;
- ......
 
E se eu continuasse nunca mais acabava. Isto sim são atos de coragem, de pessoas que só podem ser heróicas, caso contrário não sobreviveriam. Quero lá eu saber do papa que resignou, que desistiu ou que vai continuar. Não me interessa rigorosamente nada quem é que o vai substituir nem quando é que isso vai acontecer. Para mim, ser este ou outro é igual ao litro. Ser heróico e corajoso porque decidiu deixar as suas funções mas vai continuar a viver descansadinho da vida, rodeado de luxos e riqueza, como aliás, o fez até aqui? Era só o que me faltava.
 
Bjs, mãe

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,

ao ler a frase "ser enfermeira e ganhar menos que uma "mulher a dias", lembrei-me de uma amiga que tem uma empregada doméstica a trabalhar lá em casa que é nada mais nada menos que...uma enfermeira!
Enfim, esta é a (triste) realidade do nosso país!

Beatriz G.

Anónimo disse...

Beatriz,

e eu tenho uma amiga, que é enfermeira, trabalha que nem uma desalmada e recusa-se a ter uma "mulher a dias" precisamente porque lhe teria que pagar mais a ela do que aquilo que, na realidade recebe. Uma pouca vergonha este estado social, estes governantes e esta gente que não valoriza o que de melhor temos.

Obrigada pelo seu comentário :)

Bjs, mãe