terça-feira, 13 de março de 2012

vale [mesmo] a pena ler isto

Fazendo uma retrospectiva à minha formação académica, obstante da minha profissão, apraz-me saber que ainda existe jornalismo de essência e alicerces em Portugal, fomentado por fontes fidedignas que nao apenas populares e mercantis. Vale a pena ler. Vale a pena pensar nisto. E vale ainda mais a pena repensar a fácil opinião que tão habilmente arquitectam por nós. Apelo [quase desesperadamente, face a tudo ao que já ouvi] às faculdades e intelectos de todos e de cada um: leiam, por favor. E no fim digam-me se haverá por aí quem precise de uma explicação [ainda] melhor?


Não reduzir os salários na TAP? Claro!, in Expresso

Ju*

3 comentários:

Anónimo disse...

este senhor é epetacular, adoro o programa que faz na sicnoticias com a Clara Ferreira Alves.

Só diz verdades e fala simples, para que não haja dúvidas:)

Bjs, mãe

Anónimo disse...

Concordo plenamente com tudo o que aqui é dito. E aliás, ao nivelar a população por "baixo", só estamos a afundar ainda mais a economia Portuguesa, uma vez que ao diminuirmos a capacidade de consumo do Povo, arrastamo-nos para a pescadinha de rabo na boca (não há consumo, não há economia que resista)! Não deveriam ser so os trabalhadores da TAP a ficar de fora deste absurdo! E enquanto funcionária púbica acho mesmo que precisamos de precedentes, quer seja a TAP a REN ou a CGD. Só não percebo como é que uma empresa como a TAP, só tem prejuízos de milhões...isso é que não consigo entender!!!

Ju disse...

Caro/a anónima,

Grata por fazer parte daqueles que conseguem ver, para além de olhar. Apraz-me saber que há quem consiga ver, para além de olhar...

Em relação à sua dúvida: uma empresa como a TAP pode dar prejuízo num sentido apenas - o de uma empresa que engloba vários nichos de mercados, entre os quais os que, não funcionando eficientemente, a "afundam". Grosso modo, o Transporte Aéreo (o que engloba pessoal de cabine, pilotos e todos os "apedrejados" em praça pública à primeira instância) e a Manutenção e Engenharia (apenas a portuguesa, sublinho) são os dois pólos da companhia que a sustentam, e que registam todos os anos valores positivos. Falamos de "partes" da empresa que, funcionando com qualidade e arriso dizer excelência, como é o caso na manutenção, uma das melhores do mundo, são os money makers do bolo total. Contudo, o lucro por estes sectores criados não chega ou chegará para sustentar os maus negócios e opções que uma empresa desta dimensão se obriga a tomar. A manutenção Brasil, é exemplo disso. Tudo junto resulta num saldo negativo, que leva automaticamente à tendência geral: vendam, e já! Mesmo que a preço de saldo e perdendo muito potencial economico e um serviço de exportação que equilibra muito "por cima" as contas do país.

Triste é todos acharem que o Estado nos sustenta, quando no fundo, e fazendo bem as contas, n\ao será o Estado um dos grandes benificiários dos valores que a TAP movimenta? Relembro que há uns largos anos atrás a opção também era fechar portas, mas fechando, alguém fez bem as contas e chegou à conclusâo que a primeira grande instituição a falir seria a Segurança Social... Curioso não é? Muito de fala dos nossos ordenados, mas ninguém se lembra dos valores com quanto se contribui na coluna da direita na folha de vencimento...

Espero ter elucidado ;)

Beijinho,

Ju*