sábado, 1 de fevereiro de 2014

3, 2, 1... Panquecas!

Para vos adoçar, sem pecados de maior, o fim de semana e não vos deixar por muito mais tempo a 'augar' as benditas panquecas, vamos lá então partilhar um dos sucessos ao pequeno almoço cá em casa.

Ao inicio confesso que me irritava ver o homem a comer a mesma coisa todos os dias, e até porque quando provei não achei nada de especial. Mas fomos limando arestas, aperfeiçoando a receita e hoje é alarvar panquecas como se não houvesse almoço a seguir... E a bem ver, até não foge disso. Já que parece que estamos a comer a maçã do pecado, coisa proibidíssima, e claro que ao almoço já não há alternativas tão docinhas e apetitosas e não, ainda não tenho truques para tirar ou camuflar os hidratos das massas ou das batatas. Se descobrir, partilho, prometo!

Esta receita além de simples, reúne em si duas particularidades que a tornam imaculada: nada de farinha, nada de açúcares. Que, tal como disse, estão algures num paquete ao largo dos Açores e por lá permanecem até a malta se aguentar sem eles. Eu que sou do tipo que toma o pequeno almoço no carro a caminho do aeroporto, complicava-me imenso o sistema fazer panquecas para o pequeno almoço, algures entre o fardar é o betumar a cara, mas se fizerem de véspera, também funciona na perfeição. Então sem mais demoras, peguem num shaker, preferencialmente com medidas e juntem-lhe:


- 150 a 200ml de claras de ovo pasteurizadas
- 2 a 3 ovos inteiros
- uma medida rasa de proteína
- frutos secos a gosto
- canela a gosto
- raspa de limão a gosto

Arranjem os melhores braços que tiverem por perto e agitem isso tudo [a varinha mágica é opção, mas cá em casa somos pelo mínimo de louca suja]. Por esta altura já tem a frigideira quentinha certo? Então ao trabalho, e tem as vossas panquecas feitas, com zero de peso na consciência e muito menos na balança. 

Podem adaptar ao vosso gosto. Cá em casa usamos todo o tipo de frutos secos, como avelãs, nozes, amêndoas, até bagas de goji. Picadinho, entra tudo. E como dias não são dias, podem variar e juntar um bocadinho de cacau ou chocolate em pó, o que houver na dispensa, e têm logo um sabor diferente sem pôr ninguém na forca. Ao inicio podem achar a coisa demasiado plástica, ajustem. As claras tendencialmente fazem isso, mas são a alternativa mais saudável. Caso queiram mais sabor e cremosidade, mais ovos e menos claras ou até um pouquinho de leite também não atira ninguém à lama. É experimentar gente. E lamber as beiças com a satisfação nos píncaros e os remorsos nas lonas.

Eu no que toca a panquecas, crepes e afins sempre gostei de simples. Açúcar e canela ou chocolate serviam, e sempre em pouca quantidade. Gosto de sentir o sabor da massa. Confesso que apesar de ser gulosa nunca fui adepta de chantilly aos molhos e todo o tipo de artefactos comestíveis que depois só atrapalham e uma pessoa nem consegue enfiar aquilo na boca para dar uma trinca sem se besuntar até à orelha e fazer um papelão de gorda besuntas. Com estas sou igual... Opto por um pouco de compota [dica? St Dalfours, é das poucas à venda sem adição de açúcares] ou uma mestela que funciona muito bem cá em casa: uma banana migada, com um pouco de compota e queijo creme [light, obviously]. Também podem adicionar à vossa fruta preferida, mel... É como preferirem. Claro que alarvar colheres de sopa de nutella numa panqueca de proteína não vale, certo? Vá, juízo. 

Então, fomeca?! É fim de semana, aproveitem e sujem a cozinha, sim? ;)

Ju*

Sem comentários: