sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Que praga!!

No universo das cerca de três dezenas de miúdos que vejo por semana, é habitual nesta altura trabalhar a escrita temática de pequenos textos com qualquer coisa do género: "Conta como correu a tua passagem de ano" (Mal de mim!!! Se soubesse que isto ia tornar-se uma praga, juro que inventava outro tema para o dito trabalho!!).

O que não é normal é a maioria dos textos ter um conteúdo tão idêntico que eu diria que a festa de fim de ano foi passada em conjunto, tipo, "Réveillon do Centro Clínico e Pedagógico da Malveira"!! É inacreditável a adesão em massa que as pessoas tiveram à final da decadente "Casa dos Segredos"! Ainda p'ra mais quando estamos a falar de miniaturas com 7, 8 anos em média. Eu pergunto: como é que isto é possível?

Confesso que em alguns anos de trabalho, nunca me tinha acontecido tal coisa. Tal coisa quer dizer: não é os meus meninos passarem o ano em casa, com a família, a ver televisão, mas sim os meus meninos passarem o ano em casa, a ver a "Casa dos Segredos" em família!! E ainda por cima, não escreverem mais nada nos textos a não ser isso mesmo. Ou seja, nada foi mais importante do que o pastor António que ganhou, do que aquela que ficou em segundo mas devia ter ganho, dos gémeos que são iguaizinhos, da Júlia Pinheiro que agora está de férias e depois vai p'ra SIC, do outro que é de cor e bateu na namorada, enfim...... (isto, salvaguardo, fiquei a saber através das "belíssimas" produções escritas que me têm chegado!)

E depois, caros pais e família, o resultado é este:

"Ó Tânia, consegues explicar-me o que é uma casa de alterne? É que o meu pai e a minha mãe não me disseram quando perguntei!" (T., 8 anos)


E a Tânia explicou......

Bjs, mãe

3 comentários:

Anónimo disse...

OMG.....é triste, e preocupante...Nós também a passámos em casa, mas a conversar, a comer, a beber, a rir e a brincar :)...e o Duarte a ensinar coisas á "Calolina"... Se isto não muda...estamos feitos!!!

Ju disse...

E como é que a Tânias explicou?! Isso é que me deixa curiosa.. ;)

Anónimo disse...

A tânia explicou exatamente o que é uma casa de alterne.....nada de mais. Numa linguagem clara e simples, expliquei e ele percebeu:))

bjs, mãe Tânia