quinta-feira, 28 de junho de 2012

puta de sina

no fim é isto. Palavras que não são minhas, mas não são e eu não sei se diria melhor. Resumidamente, a explicação histórica pelo qual estamos sempre condenados a morrer na praia... A nossa teoria do quase dava uma boa teoria da conspiração. Xiça! Rais'os partisse!

Ju*

Filhos de um cabaz de cornos

FO**-SE que só me apetece dizer asneiras, pá! Então alguém me consegue explicar a razão pela qual o penálti do português bate na barra e sai e o penálti do espanhol bate no poste e entra?!? ALGUÉM me explica esta puta de sorte que nós temos de jogar bem, fazer tudo certinho e depois vir uma merda de uma barra e estragar a festa?!? Vir um cabrão de um espanhol e ter a sorte de acertar no buraco da agulha!

Irra que isto é sina que nunca mais acaba. Já estava na altura de mudar o rumo da história, da lotaria pender para o outro lado. Mais uma vez, ainda não é desta. Mais uma vez estivemos quase, e o quase não dá nada, nem serve de consolo sequer porque sabemos do que somos capazes, porque fizemos um jogão contra esses filhos de um cabaz de cornos, e esses mesmos é que vão estar lá, na tão desejada final.

Mas pronto, como também já escrevi por aqui, quem é que disse que quem joga bem é que ganha? Que quem merece é que leva os louros? Ninguém disse, pois não? Então acabo como comecei porque é só o que me apetece dizer para desanuviar......FO**DA-SE!!

Bjs, mãe

obrigada


pela prestação, pela dedicação, pelos kilometros percorridos por essas pernas. Fica a sensação de impotência a par da sensação de dever cumprido. Acredito que não se pode falar de justiça, mas reconheço que na lotaria é sempre uma questão de sorte e nunca de justiça, seja para quem for. Foi bem jogado, foi sofrido, mas não foi bem perdido. Ainda assim podemos sair orgulhosos porque caímos de pé. Valeram os 90 minutos bem suados e os nervos vividos. A derrota, assim, mói. É um desalento. É triste. Mas mais triste que isto é ver filhos do mesmo país a erguer uma bandeira espanhola por simpatias ao Barcelona, e pior, pelo ódio corrosivo de estimação que alimentam contra o Ronaldo. À minha tristeza junto um sentimento de pena por esta gente que nos apelida de "país de anormais", a estes que juntos acreditaram em Portugal. É uma pouca vergonha. Mas não digo que me surpreenda, por outra, só me revolta, ainda que não me faça falar. Deixa só latente um sentimento fervente de que um dia essa falta de vergonha os faça bater com os cornos na parede com força até fazer sangue, que é a única solução contra a ignorância e a casmurrice. De mim, estes que nos representaram tem o respeito e a dignidade merecida, a par do consolo por não terem sido mais felizes. Estou-me perfeitamente nas titntas para quanto gastaram no hotel, para o que comeram, para o que vestiram. Estão lá para jogar bom futebol e defender as cores da nossa bandeira, e isso fazem-no bem. E a mim basta-me. Oxalá a sorte [ou o sr. Platini] nos tivessem permitido chegar mais longe. Seria merecido. Mas a sorte [ou o sr. Platini] escolheu os espanhóis. Regressam derrotados, mas de cabeça erguida. Cá vos esperamos, nós, os que acreditaram, para vos aplaudir de pé. Até à próxima.

Ju*

quarta-feira, 27 de junho de 2012

morfologia ou sintaxe

deixemo-nos mas é de espanholices que hoje fala-se, vibra-se e sofre-se em bom Português! Ainda a procissão vai no adro e no meu estômago já voam borboletas. Não será sofrer por antecipação, mas é uma ansiedade desgraçada! Melhor será por as bebidas no gelo, encher a mesa de tremoços e "minuíns" porque se não for isso, não há nada que nos valha as unhas roídas! Mas acima de tudo, espero um bom jogo de futebol. O amigável duelo ibérico deu muito que falar. Até porque se temos pouco de amigos, quanto menos teremos de irmanos? Vamo-nos a eles que em causa estão as meias finais e ainda arranjamos oportunidade de amainar a caganeirice à malta do Barcelona... Eles não gostam, não precisam, e são todos melhor que o Ronaldo, não é? Ainda bem, porque ele joga deste lado. E no fim, contas feitas, vamos ver para onde pende a balança. Dentro das 4 linhas parece que vai ser um português contra 11 espanhóis. Cá foram somos 10 milhões pelo português e pelos outros 10 magníficos que o acompanham. Mais do que 11, somos muitos a fazer barulho! Força cambada!

Ju*
nunca pensei chegar a esta idade e ter que dizer que, afinal, a minha irmã tem razão!! Mas vá, ela é que é de letras... Então não é que, ao que parece, esta gaita está correcta?! Para mim soa mesmo muito mal, mas como também parece que já todos falamos brasileiro, vai-se a ver e no fim nem se nota... Mas juntei a minha pesquisa à da mana e eis que, afinal o sr. até nem se espalhou assim tanto ao comprido. Eu diria de forma diferente, mas ambas estão correctas nesta traiçoeira, mas sempre bela, língua de Camões.. 

Parece que existem verbos que admitem dois particípios passados, um regular e outro irregular. Diz a sintaxe que o verbo "aceitar" é uma das exceções à regra, de modo que o particípio "aceitado" também pode ser usado na voz passiva: "O convite foi aceitado". E quando se emprega com os verbos ter e haver como "ele tinha/havia aceitado", parece que esta é mesmo a terminação mais correcta.. 

Bjs, Mãe

terça-feira, 26 de junho de 2012

E não é que ouvi, OUTRA VEZ, o infeliz do apresentador da TVI24 (o mesmo!!) despedir-se da ministra da justiça, depois de uma interessante entrevista, com um "muito obrigadO por TER ACEITADO o nosso convite"!!! Haja estômago para isto pá......porra. Mas não há alminha penada naquela redação que corrija o homem?!?

Bjs, mãe

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Não é para todos

Ter um "circo" desta categoria a dar espetáculo no europeu de futebol, hã! Por esta é que não esperavam seus agoirentos, seus críticos cheios de dor de cotovelo, seus chatos que não aprendem nunca que o menosprezo pelo que é nosso é feio pá!! Irra!!

Apareçam lá agora para falar de passeios de charrete e de tendas mal montadas, para dizer que o melhor do mundo afinal não é, para reforçar que com esta equipa não vamos a lado nenhum, para dar lições de como é que se faz quando, na vossa altura, nada conseguiram fazer!! Vão mas é dar banho ao cão, aproveitem para dar uma volta ao bilhar grande que a procissão ainda vai no adro. :))

Bjs, mãe

E o gigante tombou



Finalmente! Foram precisas longas dezenas de minutos e mais uns quantos remates para derrubar os checos, ou melhor, para derrubar este senhor que é imperial entre postes, que é campeão europeu e que, dos seus quase dois metros de figura, lutou e trabalhou, suou e contrariou até não mais poder.

Claro está, convém não esquecer e relembrar, que este gigante, do outro lado, tinha os tais 11, aqueles 11 que são por todos, e depois tinha ainda o tal que continua a mostrar para quem quiser ver que é mesmo o melhor que há, e tinha ainda uns milhões valentes a conspirar para que, só uma vez, pudesse falhar, para que, só uma vez, pudesse não defender. E assim foi. O gigante tombou. O melhor do mundo marcou. A seleção brilhou.

Nada de extraordinário, nada do outro mundo, para mim, claro, que nunca duvidei.

Até à próxima quarta-feira.

PARABÉNS PORTUGAL.

Bjs, mãe


quinta-feira, 21 de junho de 2012

sociedade civil [tem dias!]


Hoje aconteceu-me uma daquelas capazes de me tirar do sério. Eu já não sou boa de assoar, mas prezo muito a minha educação e elegância. Para me fazerem descer daí, hoje em dia, já é preciso que me pisem bem os calos. Pois que estava eu em frente a um centro comercial bastante movimentado, onde costumo estacionar na rua sempre que possível. Vejo um sinal de marcha atrás e abro o pisca. Atrás de mim uns 3 ou 4 carros à espera que quem estava de saída fizesse a dita manobra. Eis se não quando, o carro em sentido contrário, acabado de chegar já que nem chegou a ficar imobilizado, entra no lugar pelo qual eu pacientemente esperava. Eu fiz sinal de luzes, nada. Apitei uma vez, nada. Apitei a segunda, nada. Ouvi mais alguém a apitar atrás de mim. Não vou de modas: vai de puxar o travão de mão, puxar a chave da ingniçao, e lá vai ela. Fui direito à esperta [era obviamente mais esperta que todos nós os camelos que lá esperavam]. Comigo, saíram todas as pessoas dos carros atrás de mim para assistir ao espectáculo. Não se deu, porque eu sou uma senhora [a esperta era a outra]. Bati vigorosamente no vidro atrás do qual a esperta [chamemos-lhe assim para facilitar] fingia a invisibilidade. Ela abriu uma frecha e eu inquiri " a senhora vai tirar daqui o seu carro não vai?!". Ela olha-me com ar de surpresa e diz que já lá estava a mais tempo. Ripostei dizendo que não estava, tanto que nem parou o carro! Fecha o vidro. Penso para dentro: a p#ta hãn!? A minha vontade seria de sacar da chave e riscar-lhe o carro todo do frontespício à traseira. E atrás de mim ouviam-se as pessoas "É assim mesmo!! Dá-le!". Apesar do apoio das massas, decidi não perder a razão e deixar as acções para quem as pratica. Lancei o meu melhor olhar nojo e virei costas. para tudo na vida, acredito que a justiça divina tarda mas não falha. Percebi que depois de mim foi lá o condutor que se seguia perguntar à esperta se não tinha vergonha. Eu já sabia que não. Mas ainda assim, foi bom saber que ainda há quem se revolte contra a esperteza alheia. É a sociedade que temos.

Ju*

É impressão minha

Ou quando liguei a televisão ainda há pouquinho, ouvi a Maya a desancar na telespetadora que estava ao telefone, assim como se fosse a mãe dela ou coisa que o valha, e para completar a cena de um filme cómico, ainda chamou TOURO ao marido da tal senhora que perdeu tempo a ligar para lá?!? Valha-me todos os santos.

Bjs, mãe

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Não tarda nada

Já espreitaram 46 mil. Será que vai ser ainda hoje?!?

Porreiro pá!!!

Bjs, mãe

a menina gosta #3


[ @ Zara ] e esta a menina já tem! :)

Ju*

assim que possível

O secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, garantiu hoje que o Governo está a trabalhar para que os subsídios de férias e de Natal sejam repostos "logo que possível". 

Lusa 

E por "logo que possível" leia-se, quando lhes der jeito. Ah espera, não vai dar. Porra.

Ju*

Era hoje...

...que o "Zé Povinho" receberia o seu subsídio de férias, isto, claro está, caso não tivéssemos animais de grande porte a tomar conta do país. Pela sua dimensão, são seres vivos que mexem descaradamente na nossa carteira sem que tenhamos a hipótese de os impedir, tal é a força que têm! E para completar a romaria, ainda têm a coragem de se escandalizar quando alguém tem a brilhante ideia de insistir que um imposto extraordinário sobre a riqueza resolveria muita coisita!!

Pois era, eu também acho que resolveria. Eu e os outros milhões que de ricos não têm nadinha.

Ch*los.

Bjs, mãe

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ora, tomem lá disto!!


Seus penetras que só abrem a boca para dizer babuseiras, que não fazem mais nada senão deitar abaixo tudo o que mexa, seja português e tenha sucesso.

Dedico-vos este smile, até porque a vida também é feita de muuuuuiiita chapada sem mão......e ainda bem.

Quanto aos outros, aqueles que, como eu, nunca deixaram de acreditar, aqueles que, como eu, se estavam "cagando" para os jogos de preparação e para a injusta derrota com a poderosa Alemanha, na próxima quinta cá nos encontramos para dedicar outro post a este grupo fantástico que ontem provou, outra vez, de que massa é feito. E estaremos cá independentemente do resultado ou da exibição, estaremos cá porque estes profissionais são, sempre foram e serão sempre, a nossa seleção, a nossa nação, o nosso orgulho......


......estaremos cá porque respiramos Portugal, porque acreditamos que a caminhada se faz em conjunto e para o mesmo lado, estaremos cá porque temos certeza e convicção que o sonho é uma realidade e que as meias estão mesmo ali, porque somos 11 por todos e ......quase todos por 11.

Força PORTUGAL, somos os melhores dos melhores e temos o melhor dos melhores :)

Bjs, mãe




domingo, 17 de junho de 2012

nao vos ouço?!?


Então, onde andam vocês minhas pequenas aves do mau agoiro?! A bater com a cabeça na parede? Ou a festejar com os que acreditam? Por todo o mundo corre tinta e noticias sobre como o Cristiano Ronaldo, sim, o "cagão" como vocês o conhecem, fez virar opiniões e contrariou o criticismo do seu próprio país. Nem para os estrangeiros é indiferente o caminho que lhe abriram para a forca. Se isto não é triste, não sei o que seja. Para mim a vitória de hoje sabe a justiça. Sabe a vingança. Sabe a contradição. Sabe a um "bem querer mais do que bem querer". Sabe à esperança que nunca se perde e hoje mais se ganha. Sabe a ganas de vencer. Sabe à sede que ele, eu, e outros que pensam como eu, tínhamos de fazer calar os que se insurgem, os que levantam não em prol da nação mas contra ela. Sabe a mel. A figos. E e para mim certamente uma vitória mais doce do que aqueles que de tanto amargar a provam apenas agridoce... Mas que a provam, ainda assim. Porque no fundo é disto que todos bebemos: de vitória. E convençam-se de uma vez por todas que é para lá que todos queremos caminhar. E foi para lá que 11 por nós caminharam. Foi um bom jogo, foi uma equipa renascida. No fundo, foi toda a força de um acreditar. E com equipa, temos jogo para as estrelas. Tivemos jogo para um Ronaldo capaz de nos fazer brilhar. Com bons golos, de melhores assistências. Assim se faz futebol. Assim se dá o espetáculo. Vamos agora, de uma vez por todas, calar a pobreza de espírito e ter em nós o orgulho de produzir em Portugal a "máquina" que os outros, não tendo, querem por milhões comprar? Somos hoje ainda melhores entre os melhores, e dos melhores temos o melhor. E isto a mim, envaidece-me!

Ju*

quinta-feira, 14 de junho de 2012

da mentalidade nacional

Ontem, ainda o jogo não tinha acabado, e já cabeça do Cristiano Ronaldo estava a prémio. Não é nada que me surpreenda, confesso. É só mais do mesmo. Mas acho absolutamente lamentável a falta de discernimento de quem abre a boca para o desancar. Não nos enganemos, são estes mesmos "velhos do restelo" que apregoam que "levam o Ronaldo ao colo" que são, no fim, os maiores impulsionadores para justificarem o que dizem. Pergunto: a selecção é feita pelo Cristiano Ronaldo? É só ele que lá está? Então porque raio só o chacinam a ele? Eu não sou nenhuma especialista, mas diz o povo que para bom entendedor meia basta, e não culpo o rapaz das nossas más exibições, tal como não acho que ele tenha sido uma valente pedra no sapato dos outros. E os outros? Ah os outros não é preciso, como eu ouvi que o problema da nossa defesa era, espantem-se, o Ronaldo! O Ronaldo tem que descer para defender?!? Então e os defesas, estão lá para atacar? Sim, porque subir não sobe ninguém, mas isso não faz mal porque temos lá o Ronaldo... E para não falar que temos ali sérios problemas de quem não faz a ponta de um corno, desculpem o meu francês, mas não faz mal, porque o Ronaldo é que tem que fazer alguma coisa! A sério, entendam-se. Cada macaco no seu galho. Cada um dos onze tem a sua função dentro das quatro linhas e essa mesma função é designada por um treinador de acordo com aquilo para o qual o jogador é talhado. Difícil? É capaz, porque se a grande massa das pessoas não consegue perceber que o que o CR faz no Real Madrid nunca e jamais poderá ser equiparado à sua prestação na selecção, não consegue perceber muito mais. Dá para culpar um jogador com um valor comercial dele, que tem uma equipa excepcional e altamente adaptada ao seu jogo, que é como quem diz, a jogar para ele, que depois venha à selecção jogar maia duzia de vezes e tenha o mesmo desempenho? Nós não temos jogo para ele, isto é algum admirável mundo novo? E isto, meus caros, sou eu a não levá-lo ao colo. Sim, porque não o estou a defender, estou a levantar-me contra quem ontem tristemente abriu a boca para fazer comentários como "devias era partir já um pé"! Isto além de cruel, é um estupidez pegada. Estou plenamente de acordo que o que ele falhou ontem, um jogador do calibre dele não pode falhar, até aqui tudo certo. E tudo certo porque ele, como qualquer comum mortal, é falível e não o contrário! Ponham os olhos no penalty contra o Bayern, em que ele falhou e o Real perdeu a meia final da Champions, alguém ouviu um espanhol a mandá-lo para a forca? Acho que não. E aqui concordo com ele quando veio a público dizer a propósito dos que, falando a mesma língua, se erguem em punho contra ele, que no fim, só pode ser inveja. A minha mãezinha, infelizmente, é um grande exemplo disso: ela não gosta do Ronaldo, abomina-o, mas ela também não gostava do Figo, nem da Mariza, nem da Amália... Nem de ninguém que seja português e que singre pelas qualidades que tem. Porra, isto dá nervos ou não dá? Como ela há muitos. E são estes que mais alto falam, e de peito inchado, porque eles faziam sempre melhor... São estes que também se preocupam mais com o que eles vestem, que carro conduzem e gastam na diária de hotel do que com as suas próprias contas. Volto a perguntar: mas o que eles gastam é dinheiro nosso?! Que sede de escárnio e mal dizer. Se podiam ser mais poupados, podiam, mas o dinheiro não é meu, que direito me dá de sair por aí a chamá-los "cagões"? Quando muito provavelmente, quem fala gastaria tanto ou mais se pudesse? Entristece-me saber que há quem, pura e simplesmente não saiba lidar com o sucesso alheio, e isto não tem outro nome além daquele que eu, e mesmo o próprio Cristiano, referimos. É típico, acho que é até cultural da nossa pequenez de pensamento. A mim revolta-me, em silêncio, mas revolta-me. Prefiro calar-me a ser infeliz nos comentários. Vou fazer o quê, juntar-me aos outros e gritar pelo Messi? Tenham vergonha porque eu teria. Também o querem nacionalizar é? Então mas não são contra os estrangeiros também? Acho que no fundo somos um bando de eternos insatisfeitos. E o Cristiano é só mais um que parecemos querer a todo o custo sacrificar.  Ontem sofri de coração nas mãos, porque mesmo sabendo que não somos candidatos a grande espada, continuo a torcer para que contrariem todas as expectativas. Continuo a querer, e com muita força, que se cale muito boa gente, e que tenhamos uma prestação digna da grande selecção que podemos ser. Sou pelo futebol, sou pela Nossa Selecção. E, tendo uma língua afiada no criticismo, sou pela clareza de pensamentos e objectividade dos comentários.




Ju*

quarta-feira, 13 de junho de 2012

esta já ganhou

Já é mais que sabido que os comentadores de futebol dão sempre um aso [largo] à imaginação e ao vocabulário no que toca a relatar jogos. Ainda me lembro de estar em casa com a mana a ver os jogos do Benfica em silêncio graças ao senhor da "rapa a queca!". Isto para partilhar convosco aquela que para mim foi a frase da tarde, que ouvi num relato de rádio onde o meu pai acompanha os jogos entre os tachos e panelas.A propósito das responsabilidades no primeiro golo da Dinamarca, diz o senhor que o "João Pereira deixou-se comer de cebolada!"

Entre o "deixou-se comer" e a "cebolada" propriamente dita, não sei, hesito.

Ju*

Até domingo :))


Bjs, mãe

11 por todos e todos por 11

Amanhã já não existem mais oportunidades. É hora do tudo ou nada.

FORÇA PORTUGAL

Bjs, mãe

terça-feira, 12 de junho de 2012

lá vai Lisboa


para uma das noites mais longas e animadas da cidade. Eu não sou adepta de noitadas, não bebo e não gosto de sardinhas [shame on me] mas confesso que gosto dos santos populares. Dos arraiais, das pessoas na rua, dos miúdos aos mais graúdos, do ambiente de festa popular, das cantorias desgarradas, do fumo impregnado pelas ruas, do cheiro a cigano, da decoração por ruas e vielas. Acho que só fui uma vez ao Santo António e uma ao São João. São noites sem fim, rua acima, rua abaixo, uma canseira. Mas toda a gente está animada, musica mais pimba é sempre a melhor para dançar e seja de manjericos ou balões, toda a cidade se veste de festa. Gosto disto.

Ju*

a menina gosta #2



[ Pandora ]

Ju*

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ídolos mas pouco


é só de mim ou esta é, sem sombra de dúvida, a edição mais fraca de sempre? Parece tudo muito puxado a ferros. Não vejo ninguém que sobressaia. Há os mais regulares, certinhos e há os que não cantam nada mas são armados ao pingarelho e toda a gente os quer ver por lá, mais a puxar pela claque do que a cantar [não percebo bem como é quese pode ganhar vantagem em interromper a música para gritar "bora lá pessoal" e armar-se em salta poçinhas atras do júri quando, regra geral, mal conseguem andar nos sapatos que lhes calçam no palco que é a direito]. Estou desiludida. Não há ninguém que goste verdadeiramente de ouvir. Ontem em portugues achei a gala mais equilibrada, e gostei de alguns arranjos e versões das nossas boas músicas. Mas mesmo assim.. Ah. Isto para não falar que há quem se esqueça da letra e não seja nomeado, ao passo de quem é dos melhores entre os não espectaculares fica em perigo de saltar dali para fora. Está aqui a verdadeira injustiça deste tipo de concurso. Mas entre o público e metade do júri, hesito em quem poderia ser o melhor carrasco. Temos o Abrunhosa que percebe de música, temos um produtor abrutalhado e pouco mais. O Toni enfim, é bom para aquilo que faz, porque de cantor de outros arraiais, tenho dúvidas. A Bárbara, faz o papel de quase todas as personagens femininas que por lá passaram: ah e tal e não percebo uma ponta de música, mas são todos lindos e maravilhosos porque sim. É uma espécie de Alexandra Lencastre da concorrência, só com cabelo cor de cereja em vez do louro platinado. Haverá sempre injustiça e falta a coerência nas avaliações, à parte do que é claramente manipulado. Melhor exemplo para isto será o da edição disputada pela Diana Piedade e o Filipe Pinto. Ela estava a anos luz dele, que cantava bem, desde que fosse só "aquilo" [isto é sempre criticado, foi com ele e continua a ser em qualquer edição, mas nunca ninguém o viu cantar nada diferente nem a tirar o lenço do pescoço ou as mãos dos bolsos], e quem singrou? O Filipe, que hoje canta um "yeaah yeaaahh" num anúncio televisivo. Espantoso. Ela cantava tudo e desconfio que até a fazer o pino, mas o problema é sempre o mesmo: há mais miúdas de 16 anos a votar do que bons entendedores de música, e contra isto, nada feito.

Ju*

domingo, 10 de junho de 2012

improbabilidades


Nunca na minha vida pensei gostar tanto de um filme francês. "Amigos Improváveis". Provavelmente já muita gente o viu, confesso que cá em casa as idas ao cinema estão com algum delay. Gostei muito. Diverti-me bastante. E ainda fica uma magnífica mensagem, de oportunidades, de valores, de uma grande amizade feita de pessoas verdadeiramente genuínas. Para o melhor e o pior. Como eu gosto.

Ju*

rescaldo

o que me vai na cabeça é: e agora quem cala estes "velhos do Restelo"? Porque não vão tardar os comentários amistosos do género "eu não disse?!" ou o "ainda vão é perder todos e nem passam da fase de grupos!". Isto tudo com uma eloquência que só nos diz que ainda tiram um gostinho especial se formos mesmo assim tão infelizes, só para lhes dar razão. Vamos a ter calma minha gente. Portugal não jogou assim tão mal, nem a Alemanha jogou tanto melhor. Foram infelizes. Mas contas feitas, interessam os golos que entram e não as cabeçadas à trave. Enquanto tiverem pernas para correr, eu tenho força para acreditar. Que, já dizia a minha saudosa avó, até ao lavar dos cestos é vindima.

Ju*

sábado, 9 de junho de 2012

Força Portugal


Hoje somos 11 por todos, todos por 11......e temos uns burritos para acompanhar!!

Força Portugal, estamos connvosco para o tudo e o nada, para o que der e vier, para as alegrias e para as tristezas, porque somos orgulho, porque somos nação, porque somos seleção :)

Boa sorte.

Bjs, mãe

sexta-feira, 8 de junho de 2012

a menina gosta #1




@ Zara

Ju*

sei lá


Não sei. Uma cabidela?!

A avaliar pela cara da Cristina acho que ela também não sabia. E aposto que este foi um dia diferente para a senhora da tradução gestual.,,

Ju*

A saber...

...não existe quase nenhum problema neste blog, muito menos relativamente a quem nele "deposita" as suas ideias, opiniões, preocupações, pontos de vista, os seus desabafos. Não será para isso mesmo que este espaço serve, não será um lugar de partilha, independentemente de se concordar ou não? Tudo aquilo que se escreve por aqui, serve unicamente para isso e nada mais do que isso. O tempo da ditadura, apesar de ameaçar estar de volta, por enquanto ainda não está, pelo que por aqui e por todo o lado, dizemos o que queremos, da forma que queremos, sobre quem queremos, dizemos mal, bem ou mais ou menos. Temos, tal como toda a gente, direito de gostar ou não gostar deste ou daquele, desta ou daquela, de achar que é pouco ou muito elegante, feio(a) ou simplesmente fabuloso(a), que está mal ou bem vestido(a), que fica horrível ou lindíssimo(a) com cristais ou pérolas, que tem a boca grande ou as orelhas pequenas, muitas ou poucas borbulhas, que está fascinantemente maquilhado(a) ou que tão simplesmente parece um(a) palhaço(a).

Quem por aqui vai deixando umas coisas, também não está nada preocupado com arranjos gráficos e nem com eventuais erros ortográficos, não tem essa coisa de ser "ressabiada(o)", nem tem manias disto ou daquilo, também não tem doenças crónicas e não está rigorosamente nada incomodado com quem, em relação ao que se escreve, acha feio ou bonito.

O único problema deste e de outros blogues, é continuar a ser presenteado com comentários de pessoas mal educadas e inoportunas, que sendo anónimas ou não, não têm o tal poder de encaixe. Porque se tivessem, moderavam o vocabulário e percebiam que o objetivo aqui não passa por ofender nem denegrir ninguém, que é só uma opinião, que é só um conjunto de palavras que não pretendem ferir suscetibilidades nem servir de pretexto para enxovalhar quem as escreve. São pessoas que revelam, portanto, para além da tal falta de educação  e de léxico, que já seria o bastante, pouca inteligência.

Bjs, mãe

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Venham elas

As promoções do Pingo Doce, pois claro. É que isto hoje é feriado e não há nada como passar o dia inteirinho a gastar dinheiro só para aproveitar a campanha. É irem amigos, é irem que eu não meto lá os pés de certezinha. Daaasssssss...

Bjs e boa sorte,
Mãe 

oh senhores!

Ora estava eu a espreitar a produção feita para a nova colecção Swarovski, cuja protagonista é a Raquel Prates. A senhora casada com aquele fulano que gosta de pintar quadros e as "bentas" à ex-mulher. Pois que eu acho que a Swarovski é sinónimo de elegância. Tem peças lindíssimas e os cristais são os diamantes de hoje [que a crise, upa, upa]. E vai daí, espetam a fronha da Raquel Prates com os bling-bling?! Errado. Eu olho para estas fotos e nem sequer consigo ver um cintilar que seja de cristal, só me salta à vista o frontespício desta rapariguinha, é feia, não, é horrorosa vá, benzádeus. E não me venham cá com as tretas do "ah tens é inveja!". Porra, nossa senhora me livre e guarde! Eu concordo que ela está sempre entre as mais elegantes, as mais bem vestidas e tudo mais. Mas depois vai-se olhar para a fronha da senhora e aquilo é me-do-nho. E perdoe-me quem tiver que me perdoar mas eu tenho cá uma aversão a esta alminha parida em noite de trovoada que só visto. Até se me contorce o nervo. Não sei até se a minha azia de hoje não foi disto... Xiça! [penico].

Ju*




terça-feira, 5 de junho de 2012

Lá para os lados da Madeira......

......a vergonha continua. Aquela figura eleita pelo povo, apesar de ir disfarçando quando já não tem outra saída, continua a fazer o que bem lhe apetece, que é como quem diz, continua a gozar com quem ousa fazer-lhe frente. A coisa está de tal maneira complicada, que a tal figura já nem autoriza os partidos da oposição a utilizar a assembleia regional. Ou melhor, vá, ele até autoriza, desde que não seja para o chatear com as atitudes tipicas e convictas dos partidos da oposição, que é fazer OPOSIÇÃO!!

Mas oiçam lá, onde é que anda o nosso Presidente da República? Sim, o nosso chefe máximo que supostamente não deveria permitir esta salganhada em território nacional? Pois, o senhor que é o único que pode e deve tomar uma atitude em relação a este energumeno que se passeia lá pela ilha, enquanto desrespeita o povo e as regras básicas da democracia? Mas onde é que anda o Sr. Presidente que não exerce as suas funções e não toma uma atitude? Mas porque é que não dissolve aquela espécie de assembleia que se faz por lá e acaba de vez com esta palhaçada que já dura há umas boas décadas? Mas porquê?

Bjs, mãe

11 por todos [se puder ser... ]


Chego hoje ao final do dia perfeitamente embriagada pelo sensacionalismo em torno dos 11 que nos irão representar à Polónia. Não bebo deste romance exacerbado que só a comunicação social portuguesa sabe fazer. E como ninguém, note-se. Mas a minha formação académica deu-me a "estaleca" que chegue para perceber, de longe, que não temos capacidade para mais. O valor notícia e todo o esplendor da caixinha mágica em todas as suas vertentes naufragou com a nascença da TVI. Mas isso, são outros quinhentos. Isto para vos dizer que eu, benfiquista fervorosa, deixo-me igualmente esquentar quando o assunto é a nossa selecção. Isto deve-se, em muito, ao Euro 2004. À febre galopante pela bandeira, ao bater arritmado do peito, ao descompensar de emoções passíveis no futebol. Tudo em saudável. Tudo em bom [excepto na parte em que perdemos a taça]. Não me recordo de clubismo ou fanatismo que tivesse estragado o bom, digo, excelente ambiente que se vivia nesta terra à beira mar plantada. Não tínhamos crise. Desconfio até que o PIB tenha subido juntamente com o nosso orgulho e motivação nacional. Foi bonito. E foi para mim um ponto de viragem na forma como encarava a selecção. Ainda hoje ouço a Nelly Furtado a cantar o hino do 2004 e sinto os pêlos do braços todos a eriçar. É emoção. E isto não pode ser mau.

Isto para chegar a uma conclusão: não há nada que tenhamos de bom, que não seja explorado até ser enjoativo. Eu teria adorado fazer o voo para  Polónia, já que a minha profissão o podia ter permitido. Mas isso não faz com que eu assista, em pelo menos 4 ou 5 canais diferentes, ao embarque, despacho, descolagem e aterragem do A319 que levava a selecção. E de relembrar que eu sou perdida e achada por aviões. Sou plenamente de acordo com o apoio em massa, mas há que convir que chegamos a uma altura em que já deitamos pelos cabelos informações sobre os jogadores, esmiuçados até à cor das cuecas.

E agora que temos o mau exemplo, há que enfatizar aquilo que é bem feito. Este anúncio é para mim o que de melhor se soube fazer pela selecção e pelos adeptos, no que concerne à comunicação. A primeira vez que ouvi foi no rádio e lembro-me que achei aquilo fantástico. Cumpre com os requisitos de uma boa publicidade: prende, gera interesse, move emoções, passa a mensagem. AGalp mantêm-se mais coerente na comunicação do que nos preços praticados, mas certo é que o que fez até hoje em campanhas pela selecção, fez bem [perdoemos as vuvuzelas]. Uma mensagem genuína, quase inocente, e nem por isso desprovida de toda a conjuntura actual do País. Realista, portanto. E eu acredito realmente que bons resultados tragam ânimo e alento a um povo que foi perdendo todo o positivismo. A crise entra por qualquer frincha: não há tema ou conversa que não a traga pendurada ao pescoço. E isso cansa, desmotiva e deita por terra muito do entusiasmo que poucos ainda conseguem ter. As minhas expectativas são baixas. Baixinhas mesmo. Não escondo que vibro, apesar de tudo com o que não concordo em torno dos que nos representam, mas escolho conter. Afinal, assim tudo o que de bom vier é lucro.

Juízo nas cabeças e "força nas canetas" sim meninos?! Força.

Ju*

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia das crianças


Como era bom que tivessem todas as mesmas oportunidades, o mesmo amor, a mesma alegria e a mesma atenção.

Nós, que um dia também já fomos crianças, sabemos agora que éramos muito felizes e por razões tão simples. E isto acontecia sempre, mesmo que as coisas não fossem bem como queríamos: mesmo que tivéssemos uma irmã chata e cheia de mau feitio, uns pais que passavam a vida a discutir, uns avós que ralhavam, qua não davam muitos beijinhos mas nos faziam o almoço quando vínhamos da escola, uns senhores que moravam por cima e que batiam com o pau da vassoura no chão para as irmãs se calarem, ou então esses mesmos senhores, que são também nossos pais, que nos criaram sentadas em cima de "esterco", a comer ervas, terra e tudo o mais que se possa imaginar e que existe no campo, que nos punham a cavalo na Nóia, uma serra da estrela que era da familia, uns primos com quem brincávamos, que moravam mesmo em frente, mas onde a coisa às vezes não corria lá muito bem, uma vizinha que nos levava a andar de "scuter", a apanhar amoras e ameixas, a saltar muros e que depois se matou, uma professora primária que tinha uma régua de madeira com 1 cm de espessura, uns colegas de escola que se foram mantendo, outros que nem por isso e outra que morreu porque adorava andar a cavalo, um tio que passou a nossa infância preso e a fazer tantas coisas que não devia, outros vizinhos com quem faziamos limonada e pregadeiras com rolhas de garrafas para depois vender, estradas sem perigo onde jogávamos à bola, andávamos de bicicleta e de carrinhos de rolamento sem correr grande risco de nos passar um carro por cima, e tantas, mas tantas outras coisas que não caberiam aqui.

Nós, que agora somos adultos cheios de responsabilidades e preocupações, muitas vezes temos mais dificuldade em sermos felizes, também porque as coisas não correm sempre como queremos. Lidamos com isso de outra forma, já não somos crianças, mas não faz nada mal sermos de vez em quando. E também não faz nada mal continuarmos a ser felizes por pequenas coisas: termos a irmã que agora não é tão chata, que é mesmo indispensável e que não imaginava não ter, mas que continua com mau feitio, termos os primos, os vizinhos e a grande parte da familia, termos os pais que já não discutem tanto, termos os mesmos colegas com que jantamos de vez em quando, termos novos amigos, termos saúde, termos filhos, que é a melhor coisa do mundo.

Feliz dia da criança a todas as que foram, as que são e as que serão. A todas as que querem e não podem, a todas as que podem e não querem, a todas as que não são e que podem ser, a qualquer hora, a qualquer instante, a qualquer momento.

Bjs, mãe