quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Gestão de crise


Como devem calcular, não é fácil controlar 130 pessoas fechadas dentro de um "charuto" durante 10 horas consecutivas, sem previsão de destino, sem possibilidade de sair, sem grandes alternativas senão, continuar a aguardar... Nos 130 incluem-se crianças ansiosas por chegar à Disney, bebés que já não têm fraldas para tantas horas, adultos que perdem ligações, reuniões, compromissos, até cerimónias fúnebres de entes queridos, e, regra geral, todos perdem a paciência. Ontem, éramos apenas dois em classe económica e a certa altura decidimos dar tudo o que houvesse para dar, abdicar da nossas refeições, das bebidas, da barra de chocolate que temos no trolley, de tudo, em prol do conforto de quem já desespera por não conseguir respirar oxigénio que não tenha sido já reciclado por outro 50 passageiros... E resultou. Felizmente, a sensação foi a de dever cumprido. E, por incrível que pareça, à saída, depois de 10h fechados comigo e com um colega ali atrás, amontoados numa galley, tudo o que mais ouvimos, foram elogios. Pela nossa atitude, pelos esclarecimentos, pela simpatia, pela prestação, e até pela amabilidade sorriso com que enfrentámos tanto problema, tanta pergunta. Fico quase sem jeito, coro, agradeço. Mas afinal, é para isto que lá estamos... Não é fácil. Desgasta. Cansa mais que fazer um Maputo-Joanesburgo, não dá para sentar 5 minutos, não só porque não há espaço, como não há tempo (irónico, certo?). Mas quando o retorno é positivo como foi ontem, faz com que tudo valha a pena. E faz-me gostar ainda mais de fazer o que faço. E, orgulhosamente, fazê-lo bem.

Ju*

2 comentários:

Anónimo disse...

Isso parece quase incrivel, portugueses a elogiar o trabalho de outros portugueses depois de uma situação dessas.....é que normalmente o que se esperaria eram reclamações e mais reclamações....ainda que ninguém tivesse culpa de nada!

Muito bem, parece que apanharam gente civilizada e espero que utilizem os meios necessários, que escreveam pelo menos, para fazer chegar a informação do excelente acompanhamento aos órgão superiores. Isto porque normalmente têm mais tendência para escrever no livro de reclamações....mas isto é que deve ser escrito;))

Bjs, Mãe Tânia

Helena Melo disse...

O nosso maior problema é a exiguidade do nosso escritório e não podermos sair dali pra fora quando as coisas correm mal.

As reclamações já me passam completamente ao lado, por serem tão repetitivas e, por vezes, até ridículas (como a de que a neve é culpa da TAP). Eu acho que nem se trata do profundo desconhecimento da aviação, é mais uma coisa cultural. Nós, portugueses, temos sempre que dizer alguma coisa má. Nunca podemos estar bem, temos que estar inconformados e o nosso dinheiro vale sempre mais.

Enfim... Suck it in! É pra isso que lá estamos e não não... não é pra segurança.. isso era o que eles diziam no curso ;)