sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vá p'ro raio que o parta!!

A propósito das supostas medidas para "praxar" os mais ricos, vieram a público diversas opiniões e reações, controversas (p'ra mim não, claro, até porque eu acho mesmo que a melhor taxa p'ra eles seria, no mínimo, 50% da fortuna dividida pelos mais pobres) e algumas mesmo com sinais de quem está a ser muito ofendido com a ideia. Uns concordam, outros são mais comedidos nas palavras, outros mesmo escandalizam-se com tamanha ousadia de alguém tocar nos seus milhões. Entre estes últimos, conta-se, pois claro está, o senhor cuja fortuna expressa em números eu, confesso, tive dificuldade em ler. Ele disse assim: "Eu não me considero rico, Sou trabalhador."
Ora, pensem comigo. Perante isto, eu só me apetece dizer para este senhor se ir encher de moscas (no sentido literal do termo!) lá p'ra uma terra em África onde morrem milhares de seres humanos com fome diariamente, a pé descalço, sem um tostão furado e só com a roupinha do pelo. Enquanto pensava na vida, porque não lhe iria certamente faltar tempo para isso, podia ser que lhe desaparecesse a sua tamanha arrogância e falta de humanidade, podia ser também que lhe passasse a vontade de gozar com as pessoas ao proferir declarações inúteis, ofensivas e monstruosas, como se estivesse a falar para uma classe de alunos da pré-escola.
É impressionante perceber que as fortunas tornam as pessoas chatas, cegas e amnésicas também. Isto porque enquanto pensam somente na melhor forma de continuar a aumentar o bolo, esquecem-se que o fim é igual p'ra todos. Seja pobre ou rico, vai deitado meu senhor, tal como qualquer outro. Mas por agora, vá mesmo p'ro raio que o parta!!
Bjs, mãe

4 comentários:

Anónimo disse...

"Eu não me considero rico, Sou trabalhador."

Na minha opinião, o que este Senhor pretendeu dizer foi que, para ter o que tem hoje, teve também muitas dores de cabeça, noites mal dormidas, desgostos, traiu e foi traído.

O facto de hoje em dia continuarmos a olhar para os empresários como se fossem bichos maus, faz com que tantas pessoas tenham uma opinião igual à da "Mãe". Sincertamente, também não gostava de ver parte da minha fortuna a ser dada a tipos que pouco ou nada fazem por conseguir um emprego, a individuos que preferem passar o dia na tasca a fumar e a beber vinho, em vez de procurarem um emprego digno, que lhes permita ter melhores condições de vida.
E diz a "Mãe" e muito bem, ah porque a taxa de desemprego está altissima, está complicadissimo de se arranjar um emprego. Concordo. Concordo totalmente. Mas quem muito quer, tudo consegue. Secalhar com um ordenado mais baixo do que aquilo que se espera ter, mas devagar se vai ao longe. Também é certo que muitos empresários se fazem valer deste momento dificil e pagam salários mais baixos, é verdade. Mas... Senão começarmos por nenhum lado, será dificil que se consiga alguma coisa.

Mas "Mãe", duvido, e duvido muito, que Senhores empresários como o que usa na citação, não tenham atitudes solidárias. Mas daí a ter que dar metade do que é dele... Eu também não concordo, pois se hoje tenho alguma coisa, por muito pouca que seja, tive que trabalhar para a ter.

Claro que também não podemos estar sempre a taxar os mais pobres, e isso tem sido uma medida que este governo fez, por exemplo o corte no subsidio de natal.

Gosto de passar por este cantinho e pela forma descontraída como se "fala" por aqui e se abordam assuntos interessantes.

Um beijinho à Mae e à Ju,
Marta

Piscarudas disse...

Olá Marta,

estimo as suas palavras ainda que não concorde com muitas delas. Acho que quem muito quer nem sempre chega onde pretende, acho também, tal como refere, que temos que começar por algum lado. E esse lado é precisamente por quem muito tem. Não tenho nada contra os grandes empresários, a não ser aqueles egocêntricos que se esquecem de como geraram fortuna. Não subjugo a inteligência, sentido de visão e de oportunidade, que são fundamentais para o sucesso, a sorte também....mas não me diga que não sabe quem são sempre os verdadeiros sacrificados para que esses senhores se sintam intocáveis!! Trabalhadores somos todos Marta, os que ganham o ordenado minimo e os que ganham mais do que isso. Esse senhor é um multimilionário que se só tivesse metade da conta bancária, passava a ser só milionário, em vez de multi!!

Como também já se escreveu por aqui...é uma questão de mentalidades, apenas e só. Quem avançou com esta ideia já está muito à frente, pensa de outra forma....grande parte do povo português ainda tem muito que aprender e sofrer até chegar lá.

Bjs e continue por aqui;))
Mãe

Anónimo disse...

Mãe,

Assim dá gosto participar. Saber "ouvir" e opinar, não fazer da nossa opinião a lei! :)
Continuem com o blogue, que está muito agradável.

Um beijinho,
Marta

Piscarudas disse...

Obrigada Marta,

continuaremos por aqui, em jeito de desabafo e também de partilha, independentemente de se gostar ou não do que se lê e do que se escreve.

Contamos consigo;)
Bjs, mãe